Guarda Municipal inicia a Operação Volta às Aulas para fortalecer a cultura de paz nas escolas

publicado: 24/02/2025 16h50

O momento contou com uma cerimônia cívica que emocionou a todos

Com o objetivo de fortalecer a cultura de paz nas escolas de Parauapebas, na manhã desta segunda-feira (24), a Guarda Municipal deu início à Operação Volta às Aulas. A Escola Municipal Nelson Mandela, no bairro Tropical, foi a primeira a receber o programa desenvolvido pelo Grupamento Comunitário Escolar (GCE).

Ao chegar à escola, alunos, pais, responsáveis e o corpo docente foram calorosamente recepcionados pelos guardas municipais, acompanhados pela Banda de Música da corporação. O momento também contou com uma cerimônia cívica que emocionou a todos.

“Hoje é um dia especial! Estamos celebrando uma grande festa e, mais do que isso, uma grande conquista para a nossa educação. A prefeitura está empenhada em oferecer uma educação de qualidade aos nossos estudantes, e a participação da Guarda Municipal na escola só reforça esse compromisso”, declarou a secretária municipal de Educação, Maura Paulino.

O gestor da Escola Nelson Mandela, Luiz Santos, compartilhou a grande expectativa para a implantação da Escola Cívico-Militar na unidade de ensino. “Estamos prontos para esse novo passo, que será fundamental para todos nós: educadores, alunos e equipe pedagógica. Este projeto trará muitos benefícios à nossa escola e à comunidade escolar”, disse ele.

Segundo o inspetor do GCE, Valterlan, nesta primeira fase da operação, 16 escolas municipais serão contempladas durante os 14 dias de programações. “É importante destacar que as ações do Grupamento, assim como as da Guarda Municipal, continuam durante todo o ano, sempre com foco na segurança e no bem-estar dos cidadãos”, ressaltou.

“A Operação Volta às Aulas é um reflexo de como a parceria entre os órgãos pode gerar um ambiente escolar mais seguro, integrado e harmonioso, promovendo a paz e o crescimento dos jovens”, completou Valterlan.

Em sua fala durante a solenidade, o secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Hipólito Gomes, afirmou: “É uma honra ver a segurança desenvolvendo projetos tão importantes de integração com a educação. Tenho plena certeza de que estamos construindo um futuro melhor para essas crianças e adolescentes, que, com certeza, ajudarão a transformar nossa cidade”.

Reportagem: Sara Nascimento

Fotos: Lucas Fernandes

Assessoria de Comunicação / PMP 2025