Desenvolve 2030

Grupo de trabalho irá elaborar projeto de criação do Polo Serralheiro de Parauapebas

Criado por portaria assinada pelo prefeito Darci Lermen, GT será formado por três secretarias, Gabinete da Prefeitura, Conselho de Regularização Fundiária e Cooperativa dos Proprietários de Serralheria. Seden vem estudando a melhor localização para implantação do empreendimento.

publicado: 30/06/2022 12h51

Enquanto trabalha para modernizar e expandir o Polo Moveleiro de Parauapebas e o Distrito Industrial, a prefeitura abre mais uma frente de ação. Desta vez, para a implantação do Polo Serralheiro do município, autorizado pela Lei Municipal 4.855/20 a partir de proposição do Legislativo.

Em portaria publicada na última quarta-feira, 29, no Diário Oficial Eletrônico do Município, o prefeito Darci Lermen institui um grupo de trabalho (GT) que ficará responsável pela elaboração da lei de criação do Polo Serralheiro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) e acompanhamento pela Secretaria Especial de Governo (Segov).

O grupo de trabalho será formado por representantes do Gabinete da Prefeitura (Gabin), do Conselho Municipal de Regularização Fundiária, da Cooperativa dos Proprietários de Serralheria de Parauapebas (Coopserp) e das secretarias municipais de Meio Ambiente e (Semma) e de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect), além da Seden.

Serão sete as atribuições do GT, entre as quais realizar estudos e pesquisas sobre as serralherias existentes em Parauapebas; auxiliar a Coordenadoria do Polo Serralheiro nas atividades e melhorias a serem executadas no projeto, com sugestões ideias e projetos; e identificar e propor soluções para os principais problemas e suas causas existentes na gestão de associações e/ou cooperativas com atuação em Parauapebas, bem como o potencial da atividade na geração de trabalho, emprego e renda e receita.

Responsabilidade

O secretário municipal de Desenvolvimento, Mariano Junior, enfatiza que a criação do GT “é estratégica” para o bom andamento do Polo Serralheiro. “Não adianta apenas criarmos o polo e colocarmos as serralherias lá dentro. Precisamos saber se as entidades representativas estão bem organizadas para conduzir as atividades, resolver eventuais problemas e garantir toda a infraestrutura necessária e adequada para o sucesso do polo”, pontua o titular da Seden, para informar que existem quase 100 serralherias em Parauapebas.

Localização do polo

Antes mesmo do início dos trabalhos do GT, a Seden já vem procurando a melhor localização para a instalação do Polo Serralheiro. Na Lei 4.855, de março de 2020, que autoriza a prefeitura a criar o polo, já estava definida uma área de 14,5 hectares na PA-160.

Mas estudos realizados pela secretaria indicaram que o local não preenchia os requisitos necessários para a implantação do polo, o que levou o prefeito Darci Lermen a modificar a lei, determinando que o polo seja implantado em “área de domínio público municipal a ser designado mediante decreto”.

Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação – Ascom