Grande público compareceu na primeira noite do Festival Jeca Tatu

publicado: 27/06/2024 11h19

O grupo de música Arraial do Pavulagem arrastou milhares de pessoas para a Praça dos Esportes Radicais

Com o tema “Gente Que Brilha”, a 20ª edição do Festival Jeca Tatu teve início em grande estilo. Na noite dessa quarta-feira, 26, o grupo de música regional da capital Belém, Arraial do Pavulagem, atraiu milhares de pessoas para a Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova, abrindo uma vasta programação que vai até o próximo domingo, 30.

“O Festival Jeca Tatu está mais do que a gente esperava, né? Tá começando só com o primeiro dia e logo com o Arraial do Pavulagem. Muito bacana, tradição paraense, tradição do boi e tem muita coisa boa ainda pra acontecer em todas as outras noites até domingo aqui no Festival Jeca Tatu. Vem”, afirma Rose Valente, que é radialista e natural de Belém.

O Festival Jeca Tatu é um evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), que juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trouxe o Arraial do Pavulagem, que em 2017 tornou-se patrimônio cultural de Belém.

“Nossa, é uma alegria imensa, a festividade do Jeca Tatu começar com o Boi Pavulagem, que é o ícone da cultura paraense”, diz Eulália Almeida, assistente social e que também é da capital paraense.

A programação seguiu durante toda a noite. Além do grande show de abertura do grupo cultural, teve também brincadeiras para as crianças, espetáculo “O Casamento na Roça” com grupos teatrais da cidade, apresentações de quadrilhas da categoria caipira e, ainda, concurso de Miss e Mix. A expectativa da organização é que o Jeca Tatu deve atrair mais de 50 mil pessoas durante os cinco dias de festival.

“Pra gente, que também fazemos cultura aqui em Parauapebas, é uma grande honra trazer essa cultura em massa, né? E a gente aqui é muito rico com essa cultura e hoje está sendo sensacional a abertura do Jeca Tatu”, destaca Andréa Souza, administradora.

O festival terá participação de 27 agremiações juninas disputando o título da temporada e os quadrilheiros prometem levar um show de coreografias na estrutura montada, com seus trajes coloridos e muita música animada para os brincantes da grande festa de São João. Os integrantes do Grupo Arraial do Pavulagem sabem da importância do Jeca Tatu e fizeram um show impecável para o público presente na primeira noite.

“É uma alegria ser convidado para participar de um festival tão importante aqui do Sudeste do Pará. Feliz, feliz e feliz de estar aqui com vocês novamente curtindo esse momento bacana do Jeca Tatu”, agradece Júnior Soares, vocalista e um dos fundadores do Arraial do Pavulagem.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: HD e Orion Lima