GMP realiza treinamento de Controle de Distúrbios Civis

publicado: 01/04/2022 21h35

Os grupos especializados da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) realizaram nesta sexta-feira, 1 de abril, uma atualização no treinamento de Controle de Distúrbios Civis. Estiveram na ação 22 membros da Guarda, que fazem parte do Grupamento de Ações com Cães (GAC), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO), além de três inspetores.

O treinamento foi ministrado pelo subtenente Círio, do 23º Batalhão da Polícia Militar de Parauapebas, realizando, mais uma vez, uma conexão entre as forças policiais atuantes no município. “Essa integração entre os órgãos de segurança são para combater a criminalidade e promover a sensação de segurança ao cidadão de Parauapebas; uma cooperação necessária para o momento que vivemos”, declarou o subtenente.

O Guarda Municipal S. Matos relatou como foi o treinamento prático, que se deu no Projeto Pipa, bairro Tropical. “Realizamos uma ação de ‘Choque Ligeiro’, em que simulamos uma situação de conflito, como por exemplo um tumulto, onde será empregada essa ação. Os grupos especializados estão sendo recapacitados neste treinamento para aperfeiçoamento da ação”, disse o GM.

Durante a simulação, foram envolvidos seis agentes na “primeira linha” do Choque Ligeiro, com quatro operadores usando escudos e outros três utilizando de armas com balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio (não houveram disparos ou uso efetivo das armas durante o treinamento). Dois veículos eram usados para apoio da linha, com suporte das motos da ROMO.

O subtenente Círio ainda explicou que todos os procedimentos realizados na situação que fora treinada nesta sexta seguem um perfil defensivo, que se baseia nos direitos humanos e visa apenas o controle do distúrbio, sendo efetivamente educativo e sem colocar em risco o bem-estar e a vida dos civis possivelmente envolvidos na ação.

O treinamento envolveu uma palestra teórica durante a parte da manhã, onde os agentes da GMP puderam conhecer os equipamentos a serem usados nas situações de Controle de Distúrbios Civis. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como escudos, caneleiras, capacetes e bastões anti-tumulto, já estão sob posse da Guarda, restando apenas o recebimento do armamento e das munições à serem usadas nas situações reais, adquiridos em licitação junto da Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

Texto e fotos: Juliano Corrêa

Assessoria de Comunicação/PMP