Competição reúne mais de 35 comunidades da zona rural, movimenta torcidas e marca a retomada do XVII Campeonato Rural em Parauapebas

O futebol voltou a pulsar com força nas comunidades rurais de Parauapebas. O clima de alegria e união tomou conta dos campos, que se encheram novamente de jogadores, torcidas e emoção com a retomada do tradicional Campeonato Rural, realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Mais do que um campeonato, o evento representa a valorização da cultura esportiva no interior do município, promovendo lazer, integração social e qualidade de vida para dezenas de comunidades. O resgate da competição trouxe de volta memórias, mas também abriu espaço para novos talentos e sonhos que brotam da paixão pelo futebol.


A secretária de Esporte e Lazer, Célia Rocha, destacou o compromisso da gestão em fortalecer o esporte em todas as regiões do município. “O esporte transforma, resgata a autoestima das pessoas e une comunidades. Esse campeonato é a prova de que, quando investimos na base e cuidamos dos espaços esportivos, estamos semeando cidadania e construindo um futuro melhor para nossa cidade”, afirmou.
Para quem entra em campo, a emoção é ainda maior. Marcelo Silva, atleta do Palmares Futebol Clube, não escondeu a gratidão. “Primeiramente, agradecer a Deus por estar nos proporcionando fazer o que a gente ama, que é o futebol. Segundo agradecer à Semel, através da secretária Célia Rocha, e ao nosso prefeito Aurélio Goiano por nos trazer esse evento tão maravilhoso, que já estávamos com muita saudade. Só agradecer mesmo e estamos aqui para o que der e vier”, disse.


Veterano na competição, o técnico Raimundo Nonato, do time Cachoeira Preta, reforçou a importância da continuidade do torneio. “A gente desde 2008 faz parte desse campeonato e só temos que agradecer à Secretaria, à nossa amiga Célia e a todos que fazem parte desse esporte”, destacou.
O coordenador de esportes da Semel, Adaílson Silva, lembrou o impacto positivo nas comunidades. “Hoje, polos como Valentim, Carimã, Cedere e Palmares II voltaram a viver o espírito esportivo. Os campos foram revitalizados e, com essa competição, devolvemos alegria para mais de 35 comunidades rurais, cada uma vibrando com sua torcida”, ressaltou.


Primeira rodada cheia de emoção
A abertura do XVII Campeonato Rural 2025 mostrou a força do futebol comunitário. Nos polos Valentim Serra, Vila Sansão, Cedere I, Carimã e Palmares II, foram realizados 15 jogos simultâneos, às 9h, 14h e 16h.
Polo Valentim Serra
Valentim Serra 5 x 0 Albanir
Alto Bonito 3 x 1 Carajás FC
Gameleira 0 x 3 Rio Branco
Polo Palmares II
Três Voltas 2 x 3 Palmares Sul
Palmares II 4 x 1 Rio Novo
Vila Brasil 1 x 8 Pontilhão
Polo Vila Sansão
Vila Sansão 3 x 2 Garimpo das Pedras
APA 1 x 1 Gelado
Paulo Fonteles 2 x 1 Santa Cruz
Polo Carimã
Carimã 0 x 0 Conquista
Estrela Dalva 2 x 1 PÁ Jardim
Cachoeira Preta 4 x 2 Terra e Liberdade
Polo Cedere I
Cedere 1 x 1 Renascer
Onalício Barros 4 x 1 Parque Verde
Carajás II 1 x 0 Barra do Cedro
Com bola rolando e arquibancadas cheias de energia, o Campeonato Rural de Futebol reafirma o poder do esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento e celebração da identidade comunitária em Parauapebas.
Texto: Hilda Barros
Fotos: Comunicação Semel
Assessoria de Comunicação/PMP 2025
















