Fotógrafos profissionais e amadores participam da 1ª Expedição Fotográfica Cenários

publicado: 15/03/2022 17h15

Além do minério, Parauapebas possui outras riquezas que, muitas vezes, não são conhecidas pela população. Somos privilegiados por termos uma biodiversidade de encher os olhos. Pensando nisso, no último domingo, 13, uma equipe de profissionais visitou a Floresta Nacional de Carajás (Flona) com o objetivo de registrar esse ecossistema único, na primeira expedição fotográfica Cenários – riquezas dos campos ferruginosos da Flona Carajás.

As lentes dos fotógrafos puderam capturar paisagens exuberantes. Espécies endêmicas, como a Flor de Carajás (Ipomoea cavalcantei) são um dos principais atrativos para esses profissionais apaixonados por registrar a fauna e a flora da região. O resultado final será apresentado em uma exposição fotográfica dentro da programação da semana da árvore.

Renato Teixeira é Engenheiro Agrônomo e apaixonado por fotografia, ele saiu de Marabá para participar da expedição em busca de conhecer uma face da Floresta Amazônica, que segundo ele “não está tão divulgada em livro, não está tão bem documentado”. Ele conta ainda que já tinha visitado a Flona à trabalho, mas “sempre tinha uma vontade de levar um tempo fotografando, observando, conhecendo um pouco melhor da realidade desse ecossistema tão único”, completa.

A expedição fotográfica, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com o apoio do ICMBio, tem o objetivo de apresentar para a comunidade o ambiente da região de Carajás nas áreas do N1 e N4, despertando o interesse da população pela região. “Através das fotos das lentes deles, eles vão poder mostrar um pouco mais pra comunidade desse ambiente que nós temos aqui que, muitas vezes, a comunidade não conhece”, explica Willian Paiva, Analista Ambiental da Semma.

Dentre os fotógrafos da expedição, Alysson Sousa, técnico em Meio Ambiente, que compartilha seu amor pelos cliques da natureza e fala da importância dessas ações para conscientizar sobre a conservação desse ambiente. “É um ecossistema muito raro e também muito rico em biodiversidade. A gente tem a Flor de Carajás, que é a espécie símbolo da conservação desse ambiente. Mas, além dessa espécie a gente tem mais de trinta outras endêmicas aqui na região”, comenta.

26ª Semana da Árvore

No período de 21 a 26 de março, será realizada a 26ª Semana da Árvore. A programação tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população de Parauapebas sobre a importância da sua participação na proteção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, a fim de proteger a biodiversidade e gerir de forma sustentável as florestas. Assim, esta ação está alinhada à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contemplando diretamente o ODS 15 – Vida Terrestre.

Confira a programação e o cronograma de palestras!

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Renato Resende e Andréa Reis

Assessoria de Comunicação/PMP