Flor de Carajás é espécie-símbolo de Parauapebas

Agora é lei, a Ipomoea cavalcantei, espécie nativa endêmica no nosso município, é a principal representante da biodiversidade da região.

publicado: 12/06/2024 12h45

Um evento simbólico oficializou a Flor de Carajás como espécie-símbolo de Parauapebas, nessa terça-feira, 11 de junho, mês em que se consolidam ações de proteção e preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Parauapebas, o Poder Legislativo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se articularam para garantir a proteção da Ipomoea cavalcantei, a Flor de Carajás, que encanta moradores e quem visita a Floresta Nacional de Carajás, no seu período de floração.

O chefe do NGI ICMBio Carajás, André Macedo, celebrou. “Simbolicamente o povo de Parauapebas está abraçando essa espécie, que tem um valor muito importante, e isso vem consolidar também essa parceria entre o Legislativo municipal, a prefeitura municipal e o governo federal – toda a sociedade engajada, junta, promovendo uma agenda de conservação”, enfatiza.

E uma das formas de gerar valor à espécie é divulgá-la por meio da educação ambiental, pesquisas e promoção do ecoturismo, vocação e atividade econômica importante para um município que tem 70% do seu território formado por áreas de preservação.

A professora Vanessa dos Santos Moura Moreno, diretora do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Parauapebas destaca: “O reconhecimento da Flor de Carajás como símbolo do município é muito importante e um potencial enorme para a educação ambiental e principalmente pro ecoturismo. O conhecimento da fauna e flora da região favorece a nossa região e a economia e o desenvolvimento sustentável da região como um todo. Tudo isso vai trazer vários estudos, vários caminhos de desenvolvimento pra nossa cidade”.

Programas e projetos realizados de forma estratégica para o crescimento da região apresentam resultados importantes, como o número expressivo de visitantes no mês passado. O fortalecimento das cooperativas de turismo, a formação de guias especializados, investimentos no setor e divulgação das belezas de nossas florestas atraíram mais de 7 mil visitantes em maio deste ano, gerando emprego e renda no mercado local.

“É um momento histórico. Desde o meu primeiro mandato, a gente vem discutindo a abertura para uso público desse patrimônio natural, que é nosso, do povo brasileiro. De nossa parte, nós vamos construir um monumento importante na entrada da Floresta Nacional de Carajás. Nós queremos longevidade para esse lugar, é preciso que a sociedade civil como um todo, abrace isso para nós virarmos, em definitivo, a chave da questão do turismo”, ressalta Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

A vereadora Eliene Soares, responsável pela indicação do projeto de lei da Flor de Carajás, também participou do evento. “Eu me sinto honrada por ter participado de todas as reuniões que culminaram com a aprovação dessa lei. Nós fizemos rodada de conversas, conversei com os nossos colegas vereadores, que abraçaram as nossas ideias e aprovaram por unanimidade a Flor de Carajás como espécie-símbolo de Parauapebas” comemora a vereadora.

Sobre a Flor de Carajás (Ipomoea cavalcantei):

A Flor de Carajás é uma planta endêmica encontrada exclusivamente nos platôs de campos rupestres ferruginosos da Serra Norte da Floresta Nacional de Carajás, ocupando uma área total de apenas 20 km².

Suas características botânicas únicas, com flores em formato de sino, um tom de vermelho vibrante e folhas de textura espessa lembrando uma elipse, a tornam uma espécie singular e emblemática da região. O elevado grau de endemismo das espécies da flora nas cangas de Carajás, como a Ipomoea cavalcantei, destaca sua importância para o equilíbrio dos sensíveis campos ferruginosos.

Este ecossistema, por sua vez, desempenha um papel crucial na manutenção das florestas, cavernas e no equilíbrio dos corpos hídricos da região, evidenciando a relevância da conservação da biodiversidade local.

A Flor de Carajás não é apenas mais uma espécie em risco, é uma peça vital no quebra-cabeça da biodiversidade local. Ela representa uma parte preciosa do patrimônio natural do nosso planeta, servindo como uma bandeira para outras espécies raras e ameaçadas de extinção que nos leva a um só objetivo: a conservação da biodiversidade.

Fonte: NGI ICMBio Carajás

Serviço:

Para conhecer a Flor de Carajás e outras riquezas da região, procure a Cooperture de Ecoturismo de Carajás nas redes sociais.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Ascom