

Com a chegada das férias escolares, a expectativa é de aumento significativo no número de visitantes que buscam conhecer os atrativos de ecoturismo da Floresta Nacional de Carajás (Flona). Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou, nesta quarta-feira, 2, uma reunião com os servidores que atuam na portaria de acesso à Flona na emissão de autorizações de uso público da floresta.
O objetivo do encontro foi alinhar uma escala de trabalho especial para o mês de julho, período que aumenta a demanda, garantindo mais agilidade no atendimento, segurança e acessibilidade aos visitantes.

A entrada no Núcleo Urbano de Carajás e nos atrativos da floresta (para fins de lazer) requer autorização prévia, que deve ser emitida pelas equipes da Semma/ICMBio, responsáveis por esse controle de acesso ao público que busca lazer, trilhas ecológicas, visita ao BioParque e ao Clube Doce Norte Carajás.
Horário de Atendimento:
O setor de autorização funciona diariamente, das 8h às 15h. Para emissão da autorização, é obrigatório apresentar documento oficial com foto.
IMPORTANTE!
Às segundas-feiras, o BioParque Carajás e o Clube Doce Norte permanecem fechados para manutenção, portanto, as visitas a esses locais não são permitidas nesses dias.
A Semma reforça que o controle de acesso tem como principal objetivo garantir a segurança dos visitantes e a conservação ambiental da Flona, um dos patrimônios naturais mais importantes da região.
Dicas para quem pretende visitar a Flona:
- Faça a emissão da sua autorização com antecedência;
- Respeite os horários de funcionamento;
- Mantenha-se informado sobre as normas de visitação;
- Visite com responsabilidade e cuidado com a natureza.
Texto: Amparo Borges
Fotos: Arquivo
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025