
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibiliza à população o serviço de Fisioterapia Pélvica, um atendimento especializado voltado à prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções do assoalho pélvico, contribuindo diretamente para a saúde, autonomia e qualidade de vida de mulheres, homens e crianças.
A fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia que atua no tratamento das disfunções do assoalho pélvico, conjunto de músculos responsáveis pela sustentação de órgãos como a bexiga, o útero e o reto. Entre as principais indicações estão os casos de incontinência urinária e fecal, dores pélvicas, disfunções urinárias e intestinais, preparo e recuperação no pré e pós-parto, além de outras condições que podem comprometer a rotina e o bem-estar do paciente.
Quando procurar ajuda
A orientação é buscar atendimento médico sempre que houver perda involuntária de urina ou fezes, dor na região pélvica, dificuldade no controle urinário ou intestinal, desconfortos após a gestação ou alterações que afetem a qualidade de vida. O diagnóstico precoce favorece resultados mais rápidos e eficazes.
Benefícios do tratamento
Entre os principais benefícios da fisioterapia pélvica estão o fortalecimento da musculatura pélvica, a redução ou eliminação das perdas urinárias e fecais, alívio de dores, melhora da função urinária e intestinal, além do resgate da autoestima, segurança e independência dos pacientes.
Dona Maria Valderez é uma das pacientes atendidas pelo serviço. Ela relata que sofria com incontinência fecal e urge-incontinência, condição que a obrigava a usar fraldas diariamente.
“Desde o dia em que eu cheguei aqui, que comecei a fazer esse tratamento, eu melhorei. Eu usava fralda, agora está com mais de um mês que eu não uso mais fralda. É um atendimento muito ótimo, muito bom mesmo”, afirmou.
Outra paciente, Ediene Gomes, recebeu alta após concluir dez sessões de fisioterapia pélvica para tratamento de incontinência urinária de esforço.
“Eu tinha uma leve perda de urina. Já tenho casos na minha família, da minha mãe e da minha irmã. Descobri a tempo e, graças a Deus, vim fazer o meu tratamento. Hoje me sinto muito bem”, relatou.
Atendimento
Segundo a fisioterapeuta Makel de Sousa, o serviço atende diferentes perfis de pacientes e apresenta evolução positiva.
“Aqui nós atendemos gestantes, crianças, adolescentes. O nosso público é bem mesclado e, graças a Deus, a evolução dos pacientes é muito boa. É muito satisfatório ver alguém chegar usando fralda e sair totalmente sequinho, sem limitar sua vida e mantendo qualidade de vida”, destacou.
A Fisioterapia Pélvica é ofertada no Centro Especializado em Reabilitação – CER II, localizado na Avenida A, no bairro Jardim Canadá, todas as segundas, terças e quintas, de 7h às 13h e quartas e sextas, de 13h às 19h. Para ter acesso ao serviço, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, passar por consulta médica e, havendo indicação, receber o encaminhamento para avaliação, triagem e início do tratamento no CER.
Com a ampliação de serviços especializados, o governo municipal reafirma o compromisso com uma saúde pública mais humanizada, acessível e eficiente.




Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Clemilson Xadrez e Douglas Mota
Assessoria de Comunicação / PMP 2026