Usar vagas especiais, que são destinadas para idosos ou pessoas com deficiência física, com a desculpa de que é apenas por um minuto. Essa é uma prática recorrente que muitos condutores fazem ao frequentar espaços públicos, apesar de toda a sinalização identificando o estacionamento.
Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), em parceria com o Partage Shopping, realizou uma ação educativa a fim de sanar essa infração.
Por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), órgãos ligados à Semsi, foram realizadas orientações educativas aos clientes do shopping e emissão de carteirinhas de estacionamento nos dias 29 e 30 de agosto, nas dependências do empreendimento.
Durante os dois dias da ação, foram emitidas 50 carteirinhas, sendo 23 para idosos e 27 para pessoa com deficiência.
De acordo com a agente de trânsito Narjara Brandão, que faz parte do Núcleo de Educação para o Trânsito do DMTT, parar em uma vaga especial sem a devida identificação pode causar sérios transtornos, como multa e remoção do veículo.
“É muito importante que o carro esteja identificado com a carteirinha no campo de visão do agente fiscalizador”, explica a Narjara.
A superintendente do Partage Shopping, Hudalet Oliveira, destaca que a ação é bem-vinda, pois trata-se de lei uma federal e a intenção do empreendimento é sempre proporcionar comodidade aos seus frequentadores.
“É muito importante esse tipo de ação. Acreditamos que estamos levando mais informação à população”, destaca.
O idoso José Alves afirma que foi ao shopping aproveitar a oportunidade. “É ótimo ter uma carteirinha que me dá preferência. Onde eu ver a plaquinha que posso estacionar, vou lá e digo, que, aqui em Parauapebas está sendo organizado”, elogia.
O cartão de estacionamento tanto do idoso quanto da pessoa com deficiência é emitido gratuitamente pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que tem duas unidades em Parauapebas, sendo uma localizada na Praça do Cidadão, na Rua do Comércio, no bairro Rio Verde, e outra na Feira do Produtor, na rodovia Faruk Salmen, no bairro Novo Horizonte.
A atendente do SAC, Gleyciane Prates, explica que é um atendimento rápido e simples para a emissão da carteirinha, que é entregue em poucos minutos.
“Basta o interessado ir ao SAC com RG, CPF, comprovante de endereço, e preencher um requerimento. No caso da pessoa com deficiência, é necessário apresentar o laudo”, detalha Gleyciane.
Penalidade para quem estaciona em vaga especial
Estacionar em vaga especial sem a devida identificação é uma infração gravíssima, que pode levar multa no valor de R$ 293,47 para o motorista que desrespeitar, além da inclusão de sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo, conforme o artigo 181, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
Texto: Sara Nascimento/Semsi
Fotos: Irisvelton Silva e Leila Silva/Semsi
Assessoria de Comunicação/PMP