Feira da Força Feminina impulsiona o empreendedorismo de mulheres em Parauapebas

publicado: 24/03/2023 09h55

Roupas, acessórios e artesanato estão entre os principais produtos expostos pelas empreendedoras que participaram da Feira da Força Feminina. O evento faz parte da programação do 33º Encontro da Mulher, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino na cidade. Na ocasião, também foi realizado um desfile com modelos utilizando as peças das empreendedoras.

Para a secretária da Mulher, Marcela Simoncelo, é um momento de incentivar o empreendedorismo e, também, de promover esses negócios na cidade. “A feira é uma parceria da Secretaria da Mulher com a Secretaria de Desenvolvimento para incentivar o empreendedorismo feminino e, além disso, fazer com que mulheres apoiem outras mulheres”, explica a gestora.

O empreendedorismo entrou na vida de Luciene Souza, proprietária de um bazar, como forma de superar a dor causada pela perda de um filho. Para superar o luto, ela iniciou nas vendas. “Eu passei por uma perda de um filho, então, eu tive um refúgio na venda de brechó. Comecei a vender para ocupar minha mente e, na verdade, virou um negócio pra mim, virou o meu trabalho. Eu sou técnica de enfermagem, só que eu trabalho agora como vendedora de brechó”, conta ela orgulhosa.

Sobre expor na Feira da Força Feminina “essa pra mim está sendo uma das melhores”, analisa a empreendedora. “Dá uma força muito grande pra gente porque a gente não tinha apoio financeiro e agora temos”, celebra.

O prefeito Darci Lermen define o Encontro da Mulher como um “diferencial extraordinário no mês de março” e que por ser realizado há 33 anos “cada ano que passa, fica mais forte, mais consistente. Não é só festejar, mas, também as reivindicações e a construção de alternativas econômicas para as mulheres, como é hoje a feira do empreendedorismo”, conclui o chefe do executivo.

Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Francivaldo Ferreira