Famílias afetadas por inundação recebem kits humanitários da Defesa Civil

publicado: 20/02/2024 17h54

Na época das chuvas, ações emergenciais são intensificadas para atender a população

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), atua durante todo o ano. E no período chuvoso, as ações emergenciais são intensificadas para atender a população.

Com as fortes chuvas que caíram em Parauapebas nessa segunda-feira, 19, as equipes da Compdec foram a campo, durante a madrugada, em resposta rápida aos diversos chamados de famílias afetadas, principalmente por inundação.

Entre os bairros mais atingidos, está o Novo Brasil, que nesta terça-feira, 20, recebeu mais uma ação da Defesa Civil, sendo desta vez, a entrega de kits humanitários aos moradores vítimas de inundação.

“Algumas dessas famílias já foram retiradas da área, sendo encaixadas dentro dos nossos auxílios emergenciais, para que consigam ficar esse período, onde as chuvas são mais intensas, em um local mais seguro”, explica Erick Nascimento, coordenador da Defesa Civil municipal.

O beneficiado, Agnaldo Paulo dos Anjos, relata que sua casa ficou alagada pela água que caiu da calha e também pela inundação do igarapé próximo de sua residência.

“Eu liguei para a Defesa Civil. Com quinze minutos que eu consegui a ligação, a equipe chegou e já fez todo o cadastramento do pessoal que estava em risco e nos atendeu prontamente”, conta o morador do bairro Novo Brasil.

A entrega de kists humanitários chegou também para a moradora Francisca da Silva Nogueira, outra beneficiada do Novo Brasil.

“Fico muito feliz de ser atendida, porque a gente realmente precisa disso. A minha casa já foi alagada várias vezes. Já perdi tudo. Ultimamente, eu uso mesmo o que realmente não vai pelas águas, porque é difícil recuperar o que a gente perde.  Então, a gente se sente abençoada, nesse momento, pela preocupação da Defesa Civil”, comenta.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 190 ou pelo Centro de Controle e Operações (CCO) no (94) 99278 0431.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima