Parceria entre público e privado tem contribuído com o bem-estar da população de Parauapebas



Nos dias 29 e 30 foi realizado o repasse de filtros de purificação de água para as famílias que estão sendo acompanhadas pelo programa Jovem Mobiliza, um teste-conceito que integra o Programa Juntos Contra a Pobreza, articulado pela Vale e executado pelo Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A iniciativa visa garantir o acesso a um recurso fundamental para a saúde das famílias, identificando uma necessidade crítica: um levantamento prévio mostrou que 61,9% das famílias acompanhadas não realizam nenhum tipo de tratamento da água, seja por filtragem, fervura ou aplicação de cloro, sendo que 52,1% ainda utilizam fontes de água externas ao domicílio.
Até o momento, foi realizada a entrega de 493 filtros, mas a equipe Jovem Mobiliza assegura que todas as famílias acompanhadas receberão o benefício. Os filtros entregues constituem instrumentos fundamentais para garantir o consumo de água limpa e segura, reduzindo significativamente os riscos associados a doenças.
A ação contou com a presença e apoio de Livia Magalhães, representante da Vale, e Juliano Pereira, representante do Cedaps, que acompanharam a distribuição e o impacto direto do benefício para as famílias.
O Secretário Neil Armstrong reforçou a importância da iniciativa para a qualidade de vida da comunidade.
“A entrega desses filtros é um passo crucial e concreto no nosso compromisso com a saúde pública e a dignidade de nossas famílias. Assegurar água limpa é um direito básico e uma fundação para o desenvolvimento social. O trabalho conjunto do Jovem Mobiliza, Vale e Cedaps está fazendo a diferença real no dia a dia dessas pessoas”, falou Neil Armstrong.


O programa Jovem Mobiliza segue monitorando o uso dos filtros e as melhorias na saúde das famílias, consolidando a parceria de sucesso para o combate à pobreza e a promoção da saúde.
Texto: Ana Freitas
Fotos: Comunicação Semas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025