Salas interativas, obras visuais, contação de história, dança, música, feira de artesanato estão no cronograma de apresentações da Carreta do Amanhã.
Um projeto inovador que proporciona uma experiência única aos visitantes por meio de uma experiência diferenciada e envolvente com diferentes maneiras de aprendizado. A carreta Expresso do Amanhã já se encontra na Praça dos Esportes Radicais, Wellison Faria Azevedo, no bairro Cidade Nova. O expresso fica aberto das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O público alvo são os estudantes do município que aprimorarão seus conhecimentos e vão compartilhar das mais variadas formas de saberes. Salas interativas, obras visuais, contação de história, dança, música, feira de artesanato estão no cronograma de apresentações da Carreta do Amanhã.
Mediante experiências táteis e sonoras, os participantes são convidados a mergulhar em um universo criativo que estimula todos os sentidos.
“Do lado de fora temos jogos de energia, jogos lógicos, infinito, alguns conceitos para os alunos brincarem com eles. E dentro da carreta a gente discute temas importantes, como sustentabilidade, um projeto inovador feito com todo carinho para contribuir com o aprendizados dos nossos estudantes”, o explica a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e idealizadora do Museu Ponto, Tânia Margarida Lima.
A carreta conta com sala de acolhimento, reflexão, transformação, solidariedade, participação. Após mergulhar por este mundo mágico, os visitantes entram na sala de energia alternativa com projeção mapeada. Entre curiosidades e empolgação os estudantes conhecem a energia geotérmica, energia eólica, energia das corças, das ondas do mar, das florestas. O passeio pelo Expresso do Amanhã fica mais empolgante quando os visitantes exploram o fundo do mar, onde as belezas marítimas se evidenciam e os exploradores contemplam as zonas abissais e como os peixes se alimentam.
Outra sala que aprimora o conhecimento estudantil, é a sala da consciência, onde o universo é visto de cima com a impressão que a Terra está distante do universo. Uma experiência única e encantadora.
O Instituto Cultural Vale é o mantenedor do Carreta do Amanhã e conta com parceiros importantes para o projeto ser um sucesso, são eles: Companhia da Cultura de São Paulo, Mídia Interativa Multissensorial de Belo Horizonte, Prefeitura de Parauapebas, Museu do Ponto, Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e Secretaria de Educação (Semed).
Todo esse esforço visa democratizar o acesso à cultura, levando a arte para diferentes públicos e espaços, promovendo a inclusão e a diversidade. Além disso, a exposição tem em vista estimular a reflexão, o diálogo e a conexão entre as pessoas por meio das manifestações artísticas apresentadas.
Para visitar a carreta é preciso agendar. Os alunos são acompanhados por servidores públicos para garantir segurança e um bom aprendizado, mas nada impede que qualquer pessoa tenha essa experiência inovadora e única. Basta ir à Praça dos Esportes Radicais e expressar sua vontade de conhecer o projeto.
Texto: Ana Freitas
Fotos: Orion Lima
Assessoria de Comunicação/PMP