Estudantes visitam estação de tratamento de água do Saaep

publicado: 24/11/2021 13h35

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) voltou a receber visitas técnicas educativas após a suspensão da programação devido às restrições sanitárias provocadas pela pandemia de covid-19. 32 alunos do 7º ano da Escola Municipal João Evangelista do bairro Nova Conquista conheceram o sistema de tratamento de água nesta quarta-feira, 24.

Recepcionados e acompanhados pela equipe de Educação Ambiental, os alunos e professores visitaram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA 3), localizada no bairro Palmares Sul.

 “Estamos contentes de retomar uma rotina que é tão importante para a autarquia e para a comunidade escolar. É uma oportunidade de levar conhecimentos sobre o que realizamos no Saaep e ao mesmo tempo conscientizar a população sobre a necessidade de usar o recurso de forma consciente”, ressaltou a bióloga Aline Tedesco.

Na ocasião, os jovens acompanharam todo o processo, da captação aos procedimentos adotados para o tratamento e distribuição da água.

“Com esse conhecimento de hoje, nossos alunos vão poder atuar como agentes multiplicadores dentro da comunidade, que tem toda uma equipe técnica que trabalha em função de distribuir água de qualidade”, salientou o professor de ciências, Joab Barbosa.

Entre os assuntos abordados, a turma recebeu informações sobre a importância do cloro no tratamento do recurso e como cada um pode contribuir para que todos tenham acesso à água tratada.

“Essa visita foi muito importante para conhecer o processo de tratamento da água e demonstrar para nossos alunos o que acontece até que ela chegue em nossas residências e também em como valorizar esse recurso indispensável”, disse o vice-diretor da escola, Elzo Guedes. A visita técnica teve contribuição dos servidores responsáveis pelo funcionamento da ETA 3, os educadores ambientais Aline Tedesco e Flávio Araújo, além do acompanhamento do chefe de gabinete Musa Nabih.

Texto: Comunicação Saaep

Fotos: Saaep

Assessoria de Comunicação/PMP