Estudantes de Parauapebas são destaques em competições esportivas nacional e estadual

publicado: 19/11/2022 13h19

Na manhã desta sexta-feira, 18, alunos das escolas Fernando Pessoa (bairro Minérios) e Antônio Matos (bairro Guanabara) foram homenageados pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representantes das unidades educacionais. Os jovens talentos fazem parte dos times que conquistaram títulos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e Jogos Estudantis Paraenses (Super JEPs).

Entre eles, o time de handebol da Escola Municipal Fernando Pessoa, que representou o Pará nos JEBs – maior competição esportiva estudantil do país -, realizada no período de 5 a 14 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, e conquistou o pódio de primeiro lugar.

“Eles deram um verdadeiro show em quadra e se consagraram campeões, trazendo para casa a medalha de ouro, o troféu e um título inédito. Estamos muito orgulhosos e felizes por esta conquista”, enfatiza o secretário municipal de Educação, José Leal, ao parabenizar os alunos pelo desempenho, e o professor técnico, Gentil Eduardo Cardoso, pelo belíssimo trabalho.

Três times de Parauapebas também foram destaques no Super JEPs, realizado em Belém  entre os dias 9 e 13 deste mês. O time de handebol da Escola Municipal Fernando Pessoa se consagrou hexacampeão invicto do campeonato; o de basquete (medalha de bronze), também da referida escola, e o de futebol de campo (medalha de prata) da escola Antônio Matos.

Um dos grandes responsáveis pelas conquistas é o professor de Educação Física e treinador dos jogadores, Gentil Eduardo Cardoso. Ele está há mais de três décadas trabalhando para transformar vidas através do esporte e, durante esse período, já conquistou inúmeros títulos, incluindo, agora, o tão almejado JEBs.

“Em 2014, quando passei no concurso e vim morar em Parauapebas, eu quis mostrar para os alunos que se eles acreditassem e trabalhassem de forma correta, com dedicação e disciplina, o céu seria o limite”, declara o educador.

Para o goleiro da equipe, Daniel Costa Fernandes, o esforço e a dedicação valeram a pena, não só pela conquista do título, mas também pela vivência e experiência. “O Rio de Janeiro é muito bonito, um lugar impressionante. Estar ali, na Final, foi o melhor momento da minha vida como atleta. Mostramos que, com esforço e dedicação, todos nós, estudantes, somos capazes de realizarmos nossos sonhos”, comenta o estudante, que ainda agradeceu o apoio recebido por meio dos educadores, da Semed e Prefeitura de Parauapebas.

Medalhistas no Mundial de Karatê

Durante o evento, foram homenageados também os caratecas Roger Oliveira Andrade, Kassandra Rocha da Conceição e Marcos Pyetro Silva Cruz, medalhistas no Campeonato Mundial de Karatê, realizado em Veneza, na Itália.

“O esporte transmite ensinamentos que esses alunos vão levar para o resto da vida. Eu quero parabenizar nossos atletas, pois eles aproveitaram a oportunidade oferecida e trouxeram resultados que nos engrandecem”, declara o prefeito interino, João Trindade, destacando que o investimento da gestão municipal no esporte tem trazido grandes conquistas para Parauapebas.

Representando a Câmara Municipal de Parauapebas, a vereadora Eliene Soares destaca a importância de projetos de valorização da educação e do esporte estudantil. “Para mim, a educação é uma prioridade. A maioria das minhas indicações e projetos de lei são voltados para educação, e graças ao governo municipal eles estão se tornando realidade. Nossos professores de Educação Física têm grandes projetos e eu já me coloquei à disposição para ouvi-los”, afirma a parlamentar.

Texto: Sandra Bispo/Semed

Fotos: Lucas Santos/Semed