Estudantes de Parauapebas participam da Olimpíada Brasileira de Foguetes

publicado: 14/05/2025 14h21


O clima é de expectativa e animação nos bastidores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) 2025, que realiza nesta semana sua etapa local. Cerca de cinco mil alunos do 6º ao 9º anos, ciclos finais da rede pública de ensino, participam do evento. A disputa mede precisão, criatividade e conhecimento científico.

Os foguetes, construídos pelos próprios alunos sob orientação dos professores de Ciências, são lançados em uma área delimitada. Cada aluno/equipe tem direito à uma única tentativa. Após o disparo do foguete, os docentes medem a distância alcançada e registram os dados no site oficial da OBAFOG. A etapa local segue até amanhã (15/05), quando se encerram os lançamentos em todo o país.

“É incrível ver a empolgação dos alunos. Eles não só aprendem conceitos científicos na prática, mas também desenvolvem trabalho em equipe e resiliência”, destacou um dos professores responsáveis.

A OBAFOG é uma das principais competições estudantis do país, promovendo o interesse pela física, engenharia e astronomia. A participação dos estudantes não é obrigatória, mas o município vem aumentando a cada ano o número de participação e a disputa já se tornou tradição entre a comunidade escolar em Parauapebas.

“A OBAFOG é mais do que uma competição; é uma oportunidade para nossos alunos vivenciarem a ciência de forma dinâmica e inspiradora. E nós estamos orgulhosos do empenho de cada estudante e professor envolvidos nesse projeto “, destacou Maura Paulino, secretária municipal de Educação.

O resultado da competição será divulgado no site oficial da OBAFOG no dia 30 de junho.

Os melhores desempenhos em nível nacional receberão certificados e medalhas da comissão organizadora.

Reportagem: Márcia Machado

Assessoria de Comunicação / PMP 2025