Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vale do Sol passa por obras de ampliação

publicado: 24/05/2023 10h07

A obra é executada pelo Prosap e vai ampliar em 50% toda a capacidade do sistema, garantindo, assim, o recebimento adequado do esgoto produzido no Vale do Sol e Residencial Ipê

A Prefeitura de Parauapebas desenvolve um conjunto de ações importantes no bairro Vale do Sol, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Além da construção de 250 unidades habitacionais, foram executados no local todos os serviços de infraestrutura necessários, como implantação de redes de água e de esgoto, para o reassentamento das famílias retiradas de áreas de risco.

 Recentemente, o Prosap iniciou a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, para receber a demanda atual de produção de efluentes (esgoto). Com essa ampliação, será possível aumentar a capacidade de todo o sistema de tratamento em 50%.

 “Essa ETE foi entregue para a população local em 2019, para atender as famílias do Vale do Sol e também do Residencial Ipê. Com a entrega das 250 casas pelo Prosap, incluímos no projeto a ampliação da ETE. Estamos construindo dois tanques aeradores e reformando o bloco administrativo. A previsão de entrega é para outubro”, explica Renato Portilho, engenheiro do Prosap e fiscal pelo contrato. 

O presidente da Associação de Moradores do Vale do Sol, Raimundo Nicácio, destaca que a obra é de grande importância para a comunidade e representa mais qualidade de vida, pois vai melhorar as condições de tratamento de esgoto no bairro com a ampliação da ETE.

 Sobre os problemas que a comunidade local tem enfrentado com entupimento das redes coletoras de esgoto, Alessandro Barbosa, operador da ETE pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), explica que o problema é ocasionado por conta da destinação inadequada de resíduos no esgoto.

 “Chega muito absorvente, sacos plásticos e até latas de alumínio nas redes coletoras; esses resíduos se acumulam e geram o entupimento dos tubos por onde o esgoto passa. Mesmo com a ampliação da ETE, se a população não colaborar, certamente terá ainda esses problemas de entupimento da rede”, afirma o operador.

 Durante a execução da obra de ampliação, o Saaep continua operando normalmente a ETE e, após a conclusão da obra, receberá a estrutura ampliada e reformada.

 

Texto: Karine Gomes/Prosap

Fotos: Órion Lima

Assessoria de Comunicação | PMP