Escola Terezinha de Jesus realiza noite de autógrafos do Projeto Estante Mágica

publicado: 13/12/2022 14h59

A leitura é um hábito que precisa ser incentivado desde a infância para que tenhamos bons leitores. Sabemos também da importância dela em sala de aula para a fluência leitora e a compressão de textos, e pensando em ir além dessa formação de leitores, a escola Terezinha de Jesus realizou, pela segunda vez, o projeto Estante Mágica, que busca estimular não só a leitura, mas também a escrita, transformando os pequenos estudantes em escritores.

Na edição de 2022, foram contemplados 150 estudantes do 3º ao 9º ano. A cerimônia de autógrafos ocorreu na última quinta-feira, 8, quando o plenário da Câmara Municipal ficou lotada de pais, educadores e familiares dos alunos que foram prestigiar o grande evento de lançamento dos livros.

“Nós fomos a primeira escola pública de Parauapebas a aderir ao projeto. Durante a pandemia nós utilizamos recursos digitais e sempre estávamos buscando inovar. Foi quando conhecemos o projeto e aplicamos à escola. Deu tão certo que já estamos na segunda edição”, destaca o vice-diretor e coordenador do projeto na escola Terezinha de Jesus, Roniel Soares.

Para a gestora da escola, Madalena Carvalho, a emoção é grande. “Este é um dos melhores projetos que a escola já desenvolveu. Ele permitiu à escola não só formar leitores, mas também escritores. É um orgulho muito grande saber que nossa escola está proporcionando isso aos alunos”, comemora a gestora.

Durante a cerimônia não faltou pai orgulho e estudante com um sorriso largo no rosto. O aluno Kalebe dos Santos, 5º ano, já pensava em ser escritor, mas afirma que nunca imaginou que realizaria este sonho tão jovem. “Eu sempre acreditei que iria escreve um livro quando fosse adulto, mas nunca pensei que faria isso ainda na escola. Estou muto feliz. Estou realizando um sonho”, acrescenta o estudante.

Ana Clara Braga Lima, aluna do 9º ano, também construiu sua própria narrativa. “A herdeira de Ágape” foi o título do seu livro, que trouxe um pouco sobre o amor de cristo. A jovem estudante compartilhou com os convidados sua experiência como escritora e ilustradora. “Eu me preocupei com cada palavra, cada detalhe. Foi uma verdadeira imersão. Mas, tudo valeu a pena. É muito bom estar aqui”, afirma Ana.

SOBRE O PROJETO:

O Estante Mágica é um projeto de cunho social, que busca oferecer experiências lúdicas e marcantes para alunos de escolas públicas e privadas, por meio do incentivo à leitura e à escrita. O projeto dá suporte às escolas parceiras para a produção dos livros dos estudantes. As produções são enviadas à Estante Mágica por meio das plataformas da marca, e são transformadas em livros digitais, que também podem ser impressos.

Por meio do projeto, mais de 1,5 milhão de crianças do Brasil e outros países já tiveram suas histórias transformadas em livros. Além do estímulo à leitura e escrita, o projeto tem como objetivos o desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, como autoestima e expressão de sentimentos.

Texto: Messania Cardoso – Semed

Fotos: Renato Resende – Ascom/PMP