Escola por Toda Parte: obras da primeira unidade educacional já começaram

publicado: 10/06/2022 16h26

Comunidade do Vale do Sol já está sendo beneficiada com vagas de emprego e com a construção de uma escola de educação infantil para cerca de 700 crianças.

O programa municipal Escola Por Toda Parte está a todo vapor. Depois da assinatura da ordem de serviço em maio, as obras da futura unidade de educação infantil Cora Coralina, no bairro Vale do Sol, zona norte da cidade, já estão em andamento.
Segundo a arquiteta e urbanista, uma das coordenadoras do programa, Tatiane Pardini, a escola deve ficar pronta até o primeiro semestre do ano que vem. “O projeto já existia e só foi preciso fazer algumas alterações. Para que essas 30 escolas possam sair da melhor maneira possível, a prefeitura reuniu profissionais de diversas secretarias como a de Governo, Obras, Educação, Serviços Urbanos, Segurança Pública e do Prosap”, comenta. Tatiane conta que essas serão as primeiras escolas que serão acessíveis para todas as deficiências e que a equipe está realizando estudo de conforto térmico para as edificações.

Antonino Brito, coordenador de infraestrutura da secretaria de Educação, acrescenta: “A escola será construída com 14 salas de aula para 25 alunos e outras multiuso, além de biblioteca infantil, ouvidoria e enfermagem. Estamos pensando não só no conforto dos alunos, mas dos funcionários, professores e fornecedores”, destaca. Ele explica ainda que enquanto a escola não fica pronta, os alunos estão sendo atendidos em um espaço alugado.

Paralelamente a obra, o grupo de trabalho está realizando visitas técnicas em centros urbanos como Fortaleza, no Ceará, para conhecer e trocar experiências inclusive na gestão de escolas de tempo integral, que também será um dos modelos adotados nas unidades do programa. “Nós estamos corrigindo um déficit que a gente tem no município. Nosso objetivo principal é eliminar o turno intermediário e melhorar ainda mais a qualidade de ensino. Já temos mapeados terrenos de 18 áreas públicas. Queremos fazer escolas para serem usadas nos próximos cinquenta anos”, ressalta o vice-prefeito e coordenador-geral do Escola Por Toda Parte, João Trindade.

Josué Ramos, técnico em edificações da empresa local responsável pela obra fala sobre a expectativa com este projeto. “Nós estamos em parceria com o Centro Comunitário daqui para que possamos absorver mão de obra local. Nosso intuito é trabalhar com segurança e qualidade. Vai ser um empreendimento que vai beneficiar as nossas crianças do bairro”, comemora.

Texto e fotos: Andréa Reis

Assessoria De Comunicação – PMP