Na última sexta-feira, 11, alunos, pais, professores e a equipe de gestão da escola estiveram reunidos para uma tarde de autógrafos. O evento marcou a conclusão das atividades do projeto em que os livros produzidos por pequenos autores e autoras foram autografados e entregues aos pais e/ou responsáveis.
O Projeto Estante Mágica é realizado na Escola Municipal Mário Lago e contemplou 19 de alunos, sendo os alfabetizados, os redatores das histórias, e os não alfabetizados os construtores das narrativas e os ilustradores das obras.
Com apenas 9 anos de idade, a pequena escritora Ketellyn Beatriz não escondia o entusiasmo por escrever o seu próprio livro. “Estou muito feliz, foi uma experiência muito boa, eu nem imaginava que seria capaz de escrever um livro. Agora, sei que sou capaz de fazer qualquer coisa”.
A professora Francilene Pereira, idealizadora do projeto, reforça que a leitura é uma ferramenta ímpar na construção do saber. “Meu papel como educadora é pesquisar novas formas de estimular a leitura e a escrita das crianças do 3º ano do ensino fundamental, e ver esse resultado é ter o sentimento de dever cumprido, estou muito feliz”, disse a educadora.
A coordenadora do 1º ciclo, Geruza Silva, foi uma das principais incentivadoras do desenvolvimento da ação na instituição. Ela destaca a satisfação em poder contribuir ainda mais com a aprendizagem dos alunos. “É realizador, enquanto educador, ver nossos alunos superando suas próprias dificuldades e trabalhando em prol de algo totalmente construído por eles”, declara Geruza.
Sobre o Projeto Estante Mágica:
Com mais de 1,5 milhão de livros lançados em oito países, o projeto é desenvolvido de maneira gratuita, por meio de material de apoio, guias e suporte oferecidos aos professores inscritos durante o período de realização do projeto.
Além do estímulo à leitura e escrita, tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, como a autoestima e a expressão de sentimentos.
Fotos: Lucas Santos – Semed
Assessoria de Comunicação – PMP