Escola Domingos Cardoso abre as portas para o lançamento do projeto Mais Segurança e Cidadania nas Escolas

publicado: 24/05/2022 16h33

Em uma programação recheada de diversão que contou com a presença de alunos, pais e professores, a Prefeitura de Parauapebas, por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou o projeto Mais Segurança e Cidadania nas Escolas na manhã desta terça-feira, 24.

A Escola Municipal Domingos Cardoso recebeu diversas apresentações culturais e educativas sobre trânsito consciente, respeito, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, o público também contou com apresentação sobre direitos e deveres da criança e do adolescente, noções de primeiros socorros, e ainda informações sobre a importância da documentação pessoal para o pleno exercício da cidadania.

“A ideia do projeto é levar nossos serviços para mais perto da comunidade escolar. O objetivo é ofertar a cultura de paz, levar entendimento sobre a importância de ter documentação, de ter um trânsito mais seguro. Nossos núcleos de educação e segurança estarão presentes durante uma semana em cada escola municipal até a gente completar toda a rede municipal com nossos serviços educativos”, explica Eliane Andrade, secretária adjunta da Semsi.

Quem curtiu o momento e aprendeu um pouco mais foi a pequena Lara Sofia Pereira, de 9 anos. “Aprendi sobre abusos sexuais, que a gente deve sempre contar para os nossos pais, e gostei da apresentação da queimada da floresta, foi muito divertida”, relata a aluna do 4º ano.

Com o projeto, a Semsi, por meio de suas coordenações e seus núcleos educativos, sistematiza o trabalho já desenvolvido nas escolas, com atividades contínuas e coordenadas.

Socorro Silva, secretária adjunta de Educação, acredita que iniciativas como essas são muito importantes. “Assim, nossas crianças aprendem na prática os seus direitos e deveres, e seu papel como cidadãos. A Semed está muito honrada com essa parceria, pois assim nós vamos chegar mais perto do aluno e levar o que ele precisa saber sobre segurança e cidadania”, destaca.

O projeto Mais Segurança e Cidadania nas Escolas tem como objetivo fortalecer as ações para reduzir e combater os diversos tipos de violência que acontecem no ambiente escolar, com atividades conjuntas para a promoção do exercício da cidadania; formação de cidadãos resilientes para resposta aos desastres ambientais, e mais conscientes quanto ao meio ambiente. Ainda fazem parte dessa importante iniciativa, ações de sensibilização e educação para um trânsito mais humano e seguro, além de estímulo a uma cultura da paz no ambiente escolar.

Unidos nessa causa de transformação social, estão a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), com o Grupamento Comunitário Escolar (GCE); o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET); a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com o Núcleo de Proteção e Defesa Civil na Comunidade (Nupdec); o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC); o Centro de Controle e Operações (CCO), além do departamento de Relações com a Comunidade da Semsi e o Projeto Saúde e Segurança na Escola, da Semed.

As atividades seguem nos dias 25, 26 e 27 de maio, nos três turnos, em que mais de 1.500 alunos serão atendidos com as ações do projeto. As atividades são contínuas e serão realizadas todos os meses, durante uma semana, em escolas da rede pública municipal.

Texto: Joice Lima/Semsi

Fotos: Elienai Araújo