Escola de Música Maestro Waldemar Henrique dá boas-vindas aos novos alunos

publicado: 22/03/2022 16h00

Entre mais de 1,2 mil inscritos, 331 foram selecionados e participaram da aula inaugural

A Escola de Música Maestro Waldemar Henrique realizou na noite de segunda-feira, 21, a aula inaugural de boas-vindas aos novos alunos aprovados no processo seletivo, que ocorreu no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). A cerimônia contou com os alunos antigos da escola e com a presença dos pais e de autoridades do governo municipal, que acompanharam apresentações musicais de professores.

“A Escola Waldemar Henrique é uma referência no nosso município e até fora dele. Estão de parabéns todo o corpo técnico da escola, professores, alunos e os pais, que confiaram em nós e nos deram essa responsabilidade. Lembrando que agora vamos ter esses novos alunos, iniciando, e vamos fazer de tudo para conseguir ter editais de novos instrumentos para eles. O governo Darci vem trabalhando para a nossa comunidade”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Sadisvan Pereira.

Foram aprovados 331 candidatos em meio a mais de 1,2 mil inscritos, que no início desse mês passaram por uma prova classificatória, com questões sobre teoria e percepção musical, além de conhecimentos gerais. A escola oferece aulas de bateria, violão, canto, guitarra, teclado, piano, musicalização, saxofone, bombardino, flauta transversal, tuba, violino, trompete, trombone e contrabaixo elétrico. A conclusão do curso para os aprovados é de três anos.

“É uma noite de festa e de muita alegria, onde a gente recebe com os braços abertos os nossos novos alunos. Foi um longo processo desde o início do ano, com mais de 1,2 mil inscritos, para poder concorrer a essas 331 vagas. E hoje a gente está aqui para poder apresentar a escola mais de perto, para poder apresentar o nosso projeto político-pedagógico e as regras da escola, mas principalmente para poder dar essa saudação a esses novos alunos”, disse Claudson Santos, mais conhecido como De boa, diretor da escola.

Agradecimentos e ansiedade

Na noite de apresentações, houve homenagem ao prefeito Darci Lermen, representado pelo seu vice João Trindade. Os alunos tocaram e presentearam o governo em forma de agradecimento ao apoio dado à escola de música e à cultura dentro do município. A Waldemar Henrique conta com 620 alunos e oferece cursos gratuitos e regimentados pela estrutura orgânica da Secult.

“É um trabalho de inovação. A gente triplicou para turma que encerrou agora no final do ano e o governo tem procurado investir no social, investir no desenvolver das pessoas e nós estamos no momento importante dessa exigência que o mercado e o mundo buscam. Vamos proporcionar, fazer com que o governo apresente assim uma condição de desenvolver um cenário de aprendizagem dentro da cultura e da música brasileira nessa dimensão”, frisou João Trindade, vice-prefeito de Parauapebas.

Para encerrar a programação no CDC, os alunos receberam os uniformes que vão utilizar durante o período do curso. Os aprovados estão ansiosos pelo início das aulas práticas com os instrumentos que escolheram. É o caso de Paula Vitória, de 16 anos, que levou seus pais para acompanhar as apresentações de boas-vindas. A estudante vai tocar a flauta transversal durante o curso.

“É uma experiência ótima para poder conviver com esse projeto da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique. Espero que eu consiga me formar e consiga tocar meu instrumento que eu desejo tanto na minha vida. Já tive contato com a flauta, mas infelizmente, por motivos pessoais, saí da escola e agora estou retornando”, contou Paula Vitória.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Elienai Araújo