A equipe social leva o máximo de informações possíveis a respeito das obras para os moradores da região
Visando manter a comunidade, devidamente, informada a respeito do início da nova etapa de obras do Projeto Igarapé Ilha do Coco, a equipe Social do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) realizou a entrega de informativos para os moradores das áreas que serão afetadas direta e indiretamente pela execução dos serviços.
Os informativos foram entregues esta semana, na rua Q, entre a rua 11 e 17, no bairro União, na avenida Perimetral no bairro Liberdade 1 e, ainda, na rua Marechal Rondon no bairro Rio Verde.
“Nesse processo, nós entramos em contato com a comunidade informando que as obras estão prestes a começar e também, falando sobre os tipos de obras que serão realizadas como microdrenagem e esgotamento sanitário, além da continuidade da execução do viário para a região”, disse Anne Amorim, assistente social do Prosap.
Para a moradora do bairro Rio Verde, Francisca Gonçalves “é muito importante a entrega do informativo porque quando as obras iniciam é muita poeira e muito entra e sai de caminhões, por isso temos a necessidade desse tipo de informação”, disse a moradora que ouviu atenta todas as orientações.
De acordo com a assistente social, anteriormente, a equipe social também realizou todo um trabalho de mapeamento das famílias que residem nas áreas, do quantitativo de imóveis que possuem garagem, a quantidade de idosos que residem na área e também a quantidade de unidades comerciais. Ao todo, foram mapeados 133 imóveis nessa área de intervenções de obras, dos quais 38 são comerciais.
“Essas ações são essenciais para que possamos ter um diagnóstico específico dentro dessa área de interferência do Prosap, possamos prever os impactos e propor soluções mitigatória com o objetivo de minimizar os possíveis impactos para essa comunidade,” explica Anne.
De acordo com a assistente social, o momento faz com que os moradores também conheçam alguns integrantes da equipe social que manterão contato constante com a comunidade durante toda a execução da obra.
Vistoria cautelar
Medida preventiva que oferece respaldo ao morador e ao próprio programa de saneamento em caso de danos decorrentes das movimentações de máquinas durante as obras, a vistoria cautelar dos imóveis da região, foi iniciada, ainda, ainda no mês de julho, e já vistoriou cerca de 250 imóveis.
Texto: Nara Moura
Fotos: Emelly Gonçalves