O evento trouxe discussões aprofundadas sobre a ‘Prevenção à Gravidez na Adolescência’, apresentando dados macro e informações relevantes.


O encontro estratégico da Campanha de Prevenção à Gravidez na Adolescência aconteceu nesta quarta-feira, 26, no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, no bairro Beira Rio. O evento teve início às 8h30 e reuniu aproximadamente 120 participantes, entre eles, vários adolescentes interessados na temática.
A iniciativa contou com o uso de uma nuvem de palavras gerada por meio de QR Code na entrada do local. Autoridades do município estiveram presentes, entre elas: Aline Carneiro, vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente (OAB); Neil Armstrong, secretário de Assistência Social; Maura Paulino, secretária de Educação; Pastora Edileuza, coordenadora geral do Conselho Tutelar; Beatriz Barbosa, secretária da Mulher; Aurelío Goiano, prefeito de Parauapebas; Aldo Costa, coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP); e Vânia Cristina, secretária adjunta e diretora técnica da Semas.
O evento trouxe discussões aprofundadas sobre a ‘Prevenção à Gravidez na Adolescência’, apresentando dados macro e informações relevantes. Em seguida, a temática ‘Saúde da Adolescente e Prevenção à Gravidez’ foi explorada, ampliando a compreensão sobre o assunto. Para Neil Armstrong, secretário de Assistência Social, a responsabilidade é de todos. A responsabilidade é de todos nós, é do poder público, da sociedade civil, mas também da família. “Precisamos estar de mãos dadas e lutar muito para, pelo menos, diminuir esse índice alarmante da gravidez na adolescência. É uma atribuição conjunta. Conte conosco”, afirmou Armstrong.”
Cada tema foi subdividido em subtemas, nos quais três especialistas debateram questões cruciais e destacaram a importância do trabalho conjunto para reduzir os índices de gravidez na adolescência.

André Reis, articulador do Selo Unicef, apresentou dados sobre “Os Números da Gravidez na Adolescência em Parauapebas”. Em seguida, Luana Rodrigues, gerente do Centro de Referência e Assistência Social (CREAS), discutiu “A Gravidez na Adolescência e o Casamento Infantil: ‘Apontamentos para Intervenção a partir de Experiências do CREAS’.” Para finalizar o encontro, a enfermeira Ana Priscila abordou “Dados do Município – Vigilância Epidemiológica”.
“Este momento que estamos vivendo é único, pois conseguimos articular com várias redes uma forma de, de fato, contribuir dentro do tema da gravidez na adolescência. Lembrando que os índices de gravidez são muito elevados, e, por isso, essas adolescentes acabam perdendo a oportunidade de viver algo muito maior”, declarou Vânia Rodrigues, adjunta da Semas.
Os palestrantes também responderam a perguntas do público, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e reflexão. A programação incluiu, ainda, uma performance musical, reforçando a importância do tema abordado.
A aluna Vitória Queiroz gostou muito do encontro estratégico, pois acredita que momentos como esse facilitam o entendimento da juventude.
“Esse tipo de tema precisa ser mais abordado nas escolas, com mais palestras, e deve ser ensinado tanto dentro quanto fora de casa. Seria muito importante e eficaz se fossem oferecidas aulas ou palestras mais abrangentes, sem omitir informações sobre como se prevenir e o que fazer caso aconteça”, apontou Queiroz.

Mesmo com uma agenda cheia de compromissos, o prefeito Aurélio Goiano participou ativamente das palestras, momentos que aproximam a sociedade do poder público.
“Mais uma vez, quero dizer para as meninas: namorar só depois dos 18 anos. A Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação e todas as outras envolvidas nisso estarão oferecendo suporte, qualificando e dando também suporte técnico aos servidores que estarão capacitando essas meninas, tirando-as das ruas e mostrando a elas que a qualificação, o ensino e a escola são muito mais importantes do que namorar’, concluiu Goiano.”
Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025