Encontro das Mulheres de Parauapebas ganha praça nos seus 32 anos

publicado: 09/03/2022 18h48

A inauguração da Praça do Encontro das Mulheres marca a abertura da programação que conta com diversas atividades para o público feminino até o dia 29 de março.

Emoção e o resgate de boas histórias do Encontro das Mulheres de Parauapebas – patrimônio imaterial cultural do município – marcaram a inauguração da praça realizada nesta terça-feira, 8. O local será destinado para atividades empreendedoras, artísticas e de lazer envolvendo o público feminino.

“Participo do encontro desde o primeiro, em 1990. Estou tão feliz por participar desse momento em que temos mais uma conquista, um espaço dedicado para nossas mulheres trabalharem, se divertirem e socializar”, destacou Francisquinha Melo, da equipe verde e pioneira do movimento.

Integrantes das equipes do Encontro das Mulheres, autoridades políticas e a ex-prefeita de Parauapebas, Isabel Mesquita, uma das idealizadoras do encontro, se emocionaram durante a inauguração. “Esse evento surgiu porque na época a cidade ainda não tinha uma identidade”, pontuou a ex-prefeita.

Darci Lermen, prefeito do município, destacou a importância da Bel para o evento e a felicidade em poder continuar com a história do Encontro das Mulheres de Parauapebas que tantos frutos já gerou, entre eles a criação da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), em 2005, a primeira da região Norte.

A secretária da Mulher, Edileide Batista, falou da importância de mais essa conquista para o público feminino, “neste espaço nossas mulheres vão poder comercializar seus produtos, seja de gastronomia ou artesanato; aqui faremos nossos encontros e comemorações e ofertaremos atividades físicas, como a Zumba”, frisou.

O evento contou com a presença dos secretários Keniston Braga, Especial de Governo, e sua adjunta, Andreia Lima; Gilberto Laranjeiras, Saúde; Luiz Castilho, Obras; Suely Guilherme, adjunta de Produção Rural; Mariano de Sousa, Desenvolvimento; Leandro Brandão, Mineração; Vânia Monteiro, Assistência Social. Além das esposas do prefeito, Viviani Lermen, e do vice-prefeito, Marly Sá.

A presidente do conselho Municipal da Mulher, Luciene Moutinho, prestigiou o evento, assim como o presidente da Câmara de Vereadores, Ivanaldo Braz, e os vereadores Zacarias Marques, Leandro do Chiquito, Rayanny Rodrigues e Eliene Soares.

Encontro da Mulher na pegada sustentável

Durante a inauguração, biojoias, produtos de artesanatos e fotografias – tudo produzido por mulheres, foram expostos na tenda sustentável disponibilizada no local pela Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect). A ação está alinhada com o tema do Encontro da Mulher deste ano que é “Igualdade de gênero: o poder da mulher na busca pela sustentabilidade”.

A temática é voltada para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação do encontro busca dar visibilidade à luta pela igualdade de gênero e ampliar o conhecimento sobre os direitos e rede de atendimento às mulheres em Parauapebas, com a realização de oficinas, seminários, torneios, trilha ecológica e passeio ciclístico.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo