Turismo: empreendedores de Parauapebas fazem história no setor

publicado: 13/06/2022 17h42
Integrantes da Agência de Turismo Ecológico Trilha Carajás
Pedro Geraldo - proprietário do Sítio Açaizal, sede da Rota do Búfalo

Conhecida nacionalmente como a capital do minério, Parauapebas hoje já investe em uma nova matriz econômica, o turismo. No município, encontramos empreendedores que acreditam no desenvolvimento e no turismo como a criação de novos negócios e como gerador de emprego e renda.

Pessoas que inovam e trabalham para que realmente a cidade possa ser reconhecida por seus munícipes e visitantes como destino turístico. Empreendedores como o chefe de cozinha Arturo Mateus que mora em Parauapebas há 22 anos e acompanha a transformação da cidade atuando no ramo da gastronomia.   

Chefe de cozinha Arturo Mateus - Criador do prato Bregão de Dois

 

Apaixonado pela cozinha e pelos sabores, Arturo criou um prato típico de Parauapebas, o Bregão de Dois. Ele conta com orgulho como surgiu o prato e de que forma mudou sua carreira de empreendedor.   

“O Bregão de Dois nasceu em 2021, é uma versão paraense do baião nordestino. Leva arroz, feijão manteiguinha, camarão puxado na chicória, no jambu, no tucupi, queijo coalho de búfala produzido aqui no município e a farofa de castanha do Pará. E esse prato foi a grande virada na nossa vida pós-pandemia, tivemos oportunidade de servi-lo mais de oito mil vezes Brasil a fora”, explica o chefe de cozinha.

Arturo tem uma empresa no ramo da gastronomia e trabalha em parceria com a Secretaria de Turismo na divulgação do Bregão de Dois nas feiras turísticas que o município participa. “Eu sou muito grato ao governo por ter apostado nessa matriz econômica, talvez eu tenha dado sorte porque o turismo anda junto com a gastronomia e eu me sinto privilegiado de poder estar totalmente inserido nesse contexto”, afirma o chefe de cozinha.

TURISMO RURAL

Quem também vem construindo uma história de sucesso no segmento do turismo rural e de eventos é o empresário Geraldo Pedro. Sua família é proprietária do sítio Açaizal que é a sede da Rota do Búfalo, uma das cinco rotas turísticas já comercializadas em Parauapebas, eles também são organizadores do tradicional festival de rock da região, o Rock in Roça.

“Essa propriedade da sede da Rota do Búfalo está na família há 30 anos, desde que chegamos aqui. Nesse tempo desenvolvemos várias atividades na área da pecuária até que, recentemente, a gente focou na bubalinocultura de leite, mais precisamente na produção de derivados lácteos dos búfalos”, detalha o empresário que hoje já gera emprego no município com a Queijaria Cosa Nostra e a distribuição da produção nos supermercados do município.

“Acredito no turismo como uma nova matriz econômica para Parauapebas e desejo que se desenvolva e se consolidem as rotas já criadas. Esse é o combustível para continuarmos trabalhando”, comenta Pedro que investe também no turismo de eventos.

 “O Rock In Roça traz pessoas de outros estados, de outras regiões, gente que alimenta a cadeia de hotéis, de restaurantes, de agências de viagens, contribuindo pro desenvolvimento da cidade e a geração de renda, tudo ligado ao turismo”, conclui o empresário.

TURISMO DE AVENTURA

O turismo de aventura também já é realidade em Parauapebas.  Atividades como trilha e rapel são desenvolvidas pela Agência de Turismo Ecológico Trilha Carajás. Os jovens Welington Moraes e Wester Tales, integrantes da agência, contam como tudo começou e como o município pode se destacar nessa área.

“Desde que cheguei em Parauapebas, há vinte e cinco anos, sempre achei essa mata bonita, exuberante, então comecei a fazer pequenas trilhas e as pessoas começaram a perguntar, depois eu conheci o rapel e comecei a trazer pessoas pra fazer rapel comigo”, conta Welington.

O jovem empresário destaca que chegou um momento em que a diversão ficou grande e não teve mais como levar as pessoas de carona, então surgiu a ideia de criar a Trilha Carajás. 

“Com a Trilha Carajás e aumento na demanda, começamos a comercializar os passeios, fazer as rotas, criar nossos roteiros, adaptar tudo. Hoje, desenvolvemos também o rapel inclusivo, com pessoas com deficiência e ficamos muito felizes de proporcionar essa aventura a esse público”, destaca.

A Trilha Carajás oferta atividades dentro de Parauapebas e na região.  Wester Tales, sócio da agência, conta que os passeios ofertados estão dentro de um padrão de segurança para realização das atividades.

“Nas nossas atividades a segurança vem em primeiro lugar. Apesar de todos os conhecimentos que já tínhamos na área, fomos nos especializar. Temos o curso de instrução de rapel e também de trilhas e caminhadas e estamos sempre nos atualizando para oferecer o melhor”, comenta.

Wester finaliza contando que o seu maior desejo é que os moradores da cidade conheçam e valorizem o que tem de melhor no município na área de turismo. “O sentimento maior que a gente tem é de mostrar pra quem está aqui que a gente tem muito o que valorizar. Aqui dentro da cidade a gente tem uma biodiversidade fantástica e muitos pontos turísticos a serem, enfim, explorados”, finalizou o empresário.

E com empreendedorismo e apenas 34 anos, Parauapebas se prepara para o futuro, investindo no turismo como uma nova matriz econômica.

Reportagem: Liliane Diniz

Fotos: Renato Resende