Educadores participam do 3º ciclo de formação do Programa Melhoria da Educação

publicado: 23/08/2022 13h55

Durante toda esta semana, educadores da rede municipal de ensino de Parauapebas (técnicos pedagógicos, professores, coordenadores e gestores escolares) estarão participando da 3º etapa das formações ministradas pelos técnicos da Comunidade Educativa – (Cedac).

A iniciativa faz parte do Programa Melhoria da Educação – Itaú Social, o qual o município aderiu no início de 2021. As formações deste ciclo contemplam três tecnologias: Formação Continuada em Matemática, Cultura Escrita na Educação Infantil e Gestão de Acompanhamento das Aprendizagens. As tecnologias educacionais são metodologias ou processos desenvolvidos através das demandas/necessidades reais das comunidades educacionais.

Elizabete Souza, técnica de matemática dos ciclos iniciais, está muito empolgada em participar das formações. Ela afirma que já está sendo impactada profissionalmente. “Está sendo uma experiência muito gratificante participar dessas formações. É algo que está agregando muito conhecimento, pois são dinâmicas diferentes que envolvem várias estratégias de ensino, inclusive na minha área”, destaca a técnica.

“Essa formação continuada é muito especial, pois temos aqui um grupo de profissionais muito diverso e competente, que possui muita vontade de fazer a diferença. E com a colaboração deles, estamos trazendo propostas de atividades para qualificar as práticas de sala de aula.”, afirma Simone Azevedo, coordenadora pedagógica do Cedac e do Programa Melhoria da Educação, destacando que a expectativa é que as crianças aprendam o que elas têm direito de aprender.

Ainda neste semestre está previsto o 4º ciclo de formações, e posteriormente será realizada uma avaliação e o planejamento para 2023.

O PROGRAMA

O “Melhoria da Educação” tem como foco o fortalecimento das secretarias municipais de Educação em sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade aos estudantes, por meio da realização de processo formativo de Planejamento Estratégico, para que seja possível identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para a garantia da aprendizagem dos alunos.

A coordenadora do Programa no município, Leila Lobato, avalia a parceria como algo muito benéfico para Parauapebas. “O Programa está contribuindo de forma significativa com a educação municipal. Por meio dele, nossas boas práticas ficaram mais evidentes, bem como a importância de qualificarmos ainda mais o trabalho em rede. Além disso, as formações estão fortalecendo e capacitando ainda mais nossos profissionais”, afirma Leila.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Lucas Alves/Semed