Um dos mais importantes festivais de cinema da região norte do Brasil está de volta, a nona edição do CurtaCarajás será realizada nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no Karajás Shopping, com exibição de filmes, oficinas e palestras sobre a produção audiovisual.
O evento cultural é gratuito e aberto ao público. A inscrição para as oficinas “Linguagem de cinema para produção de vídeos” e “Direção de fotografia” já estão abertas e devem ser feitas no site www.curtacarajas.com.br. Este ano, a prefeitura apoia o CurtaCarajás, por meio do Gabinete do Executivo e da Assessoria de Comunicação (Ascom).
“O governo tem feito grandes investimentos para o fortalecimento do turismo como alternativa à atividade extrativista minerária. Precisamos mostrar o nosso diferencial dentro da Amazônia e acredito que o melhor caminho para fazer isso seja com a produção audiovisual, valorizando nosso potencial turístico, saberes e nossa identidade cultural multifacetada”, afirma Vicente Reis, assessor de comunicação.
A estratégia da gestão municipal é contribuir com o festival para fomentar a produção audiovisual local, qualificando e incentivando profissionais que atuam no segmento e também os amantes da sétima arte a produzirem vídeos que mostrem as várias faces da beleza e do desenvolvimento de Parauapebas.
“O cinema também comunica e a gente quer muito falar sobre a nossa região de Carajás, as atrações que o nosso município tem e, nesse sentido, o cinema é uma ferramenta fundamental, especialmente em tempos de pandemia, que o vídeo conquistou mais espaço. Nesse contexto, a participação da Ascom no festival é muito importante. Faremos debates, reflexões e, principalmente, capacitação”, destaca Ivan Oliveira, diretor do CurtaCarajás.
Vídeos institucionais que mostram Parauapebas
Em setembro, a Ascom lançou o documentário inédito “Expedição Rio Parauapebas – Conhecer para Conservar”, que mostrou a realidade do rio que abastece a cidade e que deu o nome ao município. Com pouco mais de 25 minutos de duração, o vídeo informou e emocionou. O uso de técnicas cinematográficas contribuiu para isso.
“Temos mais de 70% do nosso território coberto pela Floresta Nacional de Carajás; temos plantas e animais que são encontrados somente aqui; comunidades que vivem do extrativismo, sem prejudicar a natureza; a maior mina a céu aberto do planeta. Esses são apenas alguns temas que podemos explorar na produção de vídeos que mostrem Parauapebas para o mundo”, afirma Vicente.
O assessor ainda afirmou que, a partir de 2022, a Ascom implantará um departamento, exclusivo, para produções audiovisuais. A proposta é fazer produções institucionais com uma pegada mais atraente e que estimule o público a visitar, conhecer e investir em Parauapebas. O lançamento do departamento será feito durante a programação do CurtaCarajás.
Texto: Karine Gomes
Assessoria de Comunicação/PMP