É tempo de renovar nosso compromisso com o meio ambiente

A 28ª Edição da Semana de Meio Ambiente de Parauapebas começou neste domingo, 4, com plantio no Parque Municipal Maria Bonita e distribuição de mudas frutíferas e ornamentais no Complexo Turístico.

publicado: 05/06/2023 12h31

O tema do evento este ano é Mudanças Climáticas – para mudar tudo, precisamos de todos! Alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a programação retoma as discussões sobre como as comunidades podem atuar para minimizar as consequências do aquecimento global no dia a dia.

“É um marco inicial da Semana do Meio Ambiente 2023. Estamos aqui no Parque Maria Bonita, um dos espaços mais preservados da nossa cidade. Estamos aqui com todos consultores ambientais para levar essa conscientização à população que está auxiliando o reflorestamento desta área de mais de 110 hectares, o equivalente a 110 campos de futebol, e isso é importante demais para o meio ambiente”, ressalta o secretário da pasta, Fabrício Alves dos Reis.

A atividade reuniu voluntários de empresas que tem compromisso com as causas ambientais como Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas (Abraa). Patrick Amaral é professor e tem muita experiência no plantio de mudas. “Eu já plantei muitas mudas de árvores, principalmente para a prática social, para gente trazer e desenvolver a educação ambiental. Não é de hoje que a sociedade de Parauapebas vem buscar o enriquecimento cada vez maior do corpo acadêmico, tanto de nível técnico como de nível superior. Todo esse processo que engloba a necessidade de cada vez mais nos fortalecer e nos tornar multiplicadores. A gente está aqui mais uma vez botando a mão na massa, de uma forma bem positiva. É preciso pensar localmente, agir globalmente”, afirma Amaral.

Bárbara Faro é analista ambiental da Semma e foi uma das servidoras que acompanhou o grupo de 38 pessoas na visita ao Parque Municipal Maria Bonita. O nome do parque é uma homenagem a um pássaro de grande incidência em Parauapebas. “Eu digo que ele é um presente pra população e a nossa ação hoje é o enriquecimento deste parque. Aqui nós iremos plantar aproximadamente 90 mudas e essas mudas são essenciais pra atrair cada vez mais fauna para esta área. Também é uma forma de corroborar para que o espaço consiga ficar mais adensado, ou seja, a gente vai conseguir criar áreas melhores para que os pássaros consigam viver melhor”.

E ela ainda comemora, “eu digo que o Maria Bonita é um espaço de floresta primária. O que você encontra na Serra dos Carajás, você vai encontrar um pequeno fragmento aqui. Ele é uma pequena porção dentro de um bairro cercado pela população. O Maria Bonita não vai ser um espaço somente pra fazer trilhas, ele é um espaço para conscientização ambiental”,

Ainda no primeiro dia evento, desta vez no Complexo Turístico de Parauapebas, a comunidade trocou embalagens PET e PEAD por mudas frutíferas como açaí, cacau, cupuaçu e acerola e por plantas ornamentais.

A ação arrecadou mais de 1000 embalagens e mais de 500 espécies fizeram a alegria de pessoas como o Bruno Paixão que viu a programação no Instagram da prefeitura. “Eu achei muito interessante, a gente tem um quintal razoavelmente grande e tinha poucas plantas. A gente queria umas mudas para embelezar mais nossa casa, para ter uma vivência melhor”, comemora.

Francidalva Matos é professora e também viu o convite nas redes sociais. “Eu chamei meu esposo, ele geralmente não gosta de sair aos domingos, mas eu disse que esse domingo seria diferente, nada de chamar amigos lá para casa. A gente se arrumou cedo e veio para cá. É uma ação extremamente importante para o município”, concluiu.

Texto e fotos: Andréa Reis

Assessoria de Comunicação/PMP