Dia Mundial do Meio Ambiente: o envolvimento do Prosap na conservação ambiental

publicado: 05/06/2023 11h40

O Prosap atua para assegurar que as suas ações sejam ambientalmente sólidas e sustentáveis. Resultado disso: criação de Unidades de Conservação Municipais; revitalização e proteção das margens dos Igarapés Ilha do Coco e Lajeado; e ampliação de cobertura em coleta e tratamento de esgoto, que vai inserir o município entre as 100 cidades mais saneadas do Brasil.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, 5 de junho, é importante refletir sobre os impactos positivos do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) na conservação dos recursos naturais do município, bem como nos resultados obtidos desde a concepção do programa.

O Prosap desempenha papel fundamental na área ambiental, com frentes de obras em vários pontos da cidade. Um dos principais feitos até o momento é o processo de revitalização dos igarapés Ilha do Coco e Lajeado, afluentes importantes do rio Parauapebas. Parques lineares foram construídos em suas margens, evitando assim a ocupação irregular dessas áreas.

Ao longo de três anos, o Prosap conseguiu realocar 1.033 famílias que viviam nas proximidades dos igarapés Ilha do Coco, Lajeado e Chácara das Estrelas. Dessas famílias, 250 foram reassentadas no Residencial Vale do Sol, enquanto que as demais foram direcionadas para o aluguel social provisório do programa ou receberam indenizações por suas propriedades. Além de enfrentarem constantes alagamentos em períodos de inverno amazônico, as famílias que residiam às margens dos igarapés, por exemplo, também contribuíam para a poluição deles, haja vista que lançavam os resíduos domésticos nos cursos d’água.

“A principal conquista ambiental do Prosap está relacionada à melhoria da qualidade de vida da população, especialmente com a criação dos parques, que não apenas forneceu espaços de lazer, mas também ajuda a proteger nossos igarapés, fundamentais para a conservação do rio Parauapebas”, destaca Alessandra Rosa, subcoordenadora de Ações Ambientais do Prosap.

Especialista na área ambiental, a servidora de carreira Alessandra Rosa lista as ações desenvolvidas pelo Prosap em prol das comunidades e, sobretudo, da rica fauna e flora locais.

Criação de Unidades de Conservação Municipal

Ponto importante mencionado por Alessandra tem relação com a criação de duas novas unidades de conservação municipal como uma exigência ambiental para a realização das obras do Prosap, em 2019, sendo elas: o Parque Natural Morro dos Ventos, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Ilha do Coco, onde o Complexo Turístico de Parauapebas está localizado.

Supressão vegetal e recuperação de áreas degradadas

Um ponto que Alessandra Rosa fez questão de responder e esclarecer é sobre os muitos comentários levantados nas redes sociais a respeito da remoção de árvores para a realização das obras do Prosap. Sobre este assunto, a especialista informa que a supressão ocorre apenas quando não há outra alternativa viável, e que, sempre que possível, espécies nativas são preservadas. Um exemplo disso é a preservação das árvores no Parque dos Ipês e no bosque do Complexo Turístico.

Além disso, é importante ressaltar que todo o processo de supressão vegetal realizado pelo Prosap passa por um rigoroso licenciamento ambiental, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que estabelece medidas de compensação, como a recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de novas mudas.

“A implantação do Prosap ocorre em uma área urbana já modificada, ou seja, em áreas em que as características originais foram alteradas. Boa parte da área urbana de Parauapebas era ocupada por pastagens e vegetação secundária. Temos realizado a recuperação de áreas degradadas, como o Parque Linear do Complexo Tropical, onde mais de 140 mudas foram plantadas nas proximidades do igarapé Lajeado. Em um período de três a quatro anos, o local estará repleto de árvores frondosas”, acrescenta Alessandra Rosa.

É fundamental ressaltar, também, que durante a execução das obras do Prosap são tomados cuidados para a proteção dos animais que habitam a região. Antes do início de cada obra, é realizado um processo de afugentamento desses animais e, em alguns casos, quando necessário, ocorre a captura durante o andamento das obras. Alguns deles foram encaminhados para o Bioparque Vale, na Serra dos Carajás, em uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Diante da necessidade de desenvolvimento de ações que visam o cuidado do meio ambiente, Brasil a fora, aqui em Parauapebas, o Prosap tem executado atividades importantes nesse sentido, buscando conciliar o desenvolvimento do município com a conservação da natureza.

Texto: Karine Gomes
Fotos: Arquivo Prosp e Renato Resende