Desenvolve Parauapebas vai impulsionar iniciativas econômicas aliadas ao desenvolvimento sustentável

O projeto foi lançado nesta sexta-feira, dia 12, no Ginásio Yslander Souza, e contou com a participação de dezenas de parceiros e mais de 100 empreendedores locais.

publicado: 13/05/2023 11h09

Fazendo parte das comemorações do aniversário de 35 anos de Parauapebas, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) lançou, nesta sexta-feira, dia 12, o Desenvolve Parauapebas, um programa que visa fortalecer e incentivar o empreendedorismo com ações ligadas ao desenvolvimento sustentável. A ação vai até às 22h, deste sábado, dia 13.

“Nós visamos o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da nossa região, por meio da capacitação, empreendedorismo e o trabalho emprego e renda. Alguns princípios que a Secretaria de Desenvolvimento tem é justamente de apoiar o empreendedorismo da cidade. Então, por isso a gente trouxe a feira, que conta com mais de 100 empreendedores, para incentivar e fomentar o comércio local”, relata Nadiane Oliveira, secretária adjunta de Desenvolvimento.

Durante esses dois dias, o Ginásio ganhou cara de grande feira de negócios com os mais diversos atendimentos ao público e espaço para as empreendedoras na feirinha montada na área do estacionamento.

Vendas e network

Participando pela primeira vez de uma ação coletiva de vendas, a empreendedora Cida Moreno, estava animada. “Muito importante para a cidade esse desenvolvimento com as pessoas e estar nessa união com o empreendedorismo, gostei bastante da iniciativa”.

Segundo o prefeito Darci Lermen, a gestão tem a missão de impulsionar e elaborar ações de incentivo ao fortalecimento econômico. “A criação do Banco do Povo e de todos os departamentos dentro da Seden são para apoiar o pequeno empresário, o microempresário, para que eles possam crescer e serem grandes e fortes”, afirma Darci.

Eduarda Dantas, é outra empreendedora participante e que estava radiante com a iniciativa. “A gente tem a oportunidade de exibir nossas promoções, peças diversificadas, conversar com outras empreendedoras. A gente consegue ter essa oportunidade de vender, de abrir portas para a nossa loja. Isso tudo é maravilhoso”, declarou.

Parcerias

Ana Suzi, gerente da agência do Sebrae em Parauapebas relatou a dificuldade de muitos empreendedores se manterem vivos no mercado altamente competitivo, e por isso, destacou a importância da união entre poder público, entidades e iniciativa privada para manter o segmento forte.

“A gente se juntou, o SEBRAE, a SEDEN, a ACIP, a CDL e vários outros parceiros para fazer um movimento de empreendedorismo em Parauapebas. Por isso, hoje nós estamos trazendo dois palestrantes de nível nacional para trazer mais motivação, mais técnica de vendas, atendimento pra melhorar o empreendedorismo, incentivar o nosso comércio”, detalha Ana Suzi.

As palestras que trouxeram muitas informações, motivação e humor, foram conduzidas por Wesley Crespo e Marcelo Ortega. Uma dobradinha que injetou ânimo nos participantes.

Além do prefeito Darci Lermen e João Fontana, secretário municipal de Desenvolvimento, estiveram entre as autoridades presentes: Keniston Braga, Deputado Federal; Ivanaldo Braz, Deputado Estadual; Rafael Ribeiro, presidente da Câmara Municipal; os vereadores Josivaldo da Farmácia e Rayane Rodrigues, e os presidentes da Associação Comercial e industrial, Leonardo Pinheiro e da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Euler Ronny.

Texto: Anne Costa
Fotos: Natália Castro