O workshop integra o projeto “Turismo Responsável é o que Queremos”, uma estratégia promovida pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), que visa fortalecer e impulsionar o turismo interno no estado.

A cidade de Parauapebas é o primeiro município a sediar, em 2025, o Workshop “Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável”, começando nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Treinamento de Recursos Humanos (CTRH), bairro Rio Verde. Este evento tem como principal objetivo sensibilizar gestores dos destinos turísticos sobre a importância da implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade.
Entre suas atividades, estão programadas palestras, oficinas e atividades orientativas que promovem o turismo responsável como um meio eficaz de mitigar os impactos negativos da atividade turística nas localidades paraenses.
“Então, quando a gente fala em turismo responsável, a gente fala sobre várias temáticas. A gente fala da sustentabilidade, a gente fala da segurança turística, que é para preservar realmente todos esses nossos aspectos sustentáveis. O tema é muito importante e está dentro do eixo temático seguro, ou seja, nós vamos falar do enfrentamento e preservação da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, porque este é o nosso papel”, afirmou Roseli Coroa, representante da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur).
O evento é voltado para gestores públicos e privados das esferas municipal, estadual e regional, bem como para prestadores de serviços turísticos, empreendedores, consultores, profissionais da área, estudantes e a comunidade local. O objetivo é fomentar o debate sobre um turismo mais ético, sustentável e inclusivo.




Embora o turismo frequentemente seja visto sob uma perspectiva predatória, é crucial entender que os impactos negativos resultam, na maioria das vezes, do uso inadequado da atividade. Assim, os resultados – sejam eles positivos ou negativos – dependem diretamente do comprometimento dos profissionais envolvidos e da sociedade como um todo.
A iniciativa “Olhar Responsável”, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR) em parceria com a Prefeitura de Parauapebas e apoio de parceiros locais, teve início no dia 13 de maio com a visita técnica à Rota Carajás. Esta atividade visa observar criticamente os atrativos turísticos, identificando desafios e propostas sustentáveis e inclusivas.
Durante os dois dias de eventos, acontecerá reunião entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e os parceiros, alinhando estratégias para a mobilização e execução da ação. As palestras “Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo” e “Como o Turismo pode Gerar Impactos Positivos no Destino” foram realizadas, sensibilizando e compartilhando experiências sobre sustentabilidade e inclusão. Empresas, prestadores de serviços turísticos, gestores públicos e a comunidade local participaram ativamente dessas atividades.


Para Francisângela Resende, secretária de Turismo do município, é preciso pensar no crescimento de turistas na cidade, mas sempre mantendo um olhar atento à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Então a gente já começa com essa ação do Estado combatendo esta situação que infelizmente é real, existe turismo sexual e o foco com crianças e adolescentes que é ainda mais agravante. Então é uma atitude que nós estamos tomando junto com o Estado para que o turismo cresça em Parauapebas, mas as nossas crianças e adolescentes estejam protegidos”, falou a secretária.
Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025