Defesa Civil inicia preparação para período chuvoso

publicado: 27/10/2022 12h42

A população deve ficar atenta a situações de risco que podem ser causadas pelo mau tempo e contribuir com o trabalho das equipes

Com a proximidade do período chuvoso, equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) têm reforçado o monitoramento em setores críticos do município, e desde a última semana, vistoriam locais com riscos de deslizamento, alagamentos, inundações e enxurradas. Além disso, as equipes também fazem o acompanhamento das previsões climáticas, precipitações pluviométricas e coletam informações de alertas fornecidos por sistemas para gestão de desastres.

Nas áreas de deslizamento, são feitos trabalhos de verificação da estabilidade de estruturas, do solo, das erosões e construções irregulares em morros ou em taludes. Nos canais, são verificados o nível de limpeza e obstrução.

Os bairros Betânia, Vila Rica, Liberdade, Rio Verde e a área conhecida como Morro do Macaco já receberam vistorias, no entanto, o monitoramento é realizado durante todo o período chuvoso e compreende outros setores mapeados pelo Serviço Geológico do Brasil e pela Defesa Civil.

Francisco Félix, responsável pela Gerência de Monitoramento, explica que algumas situações são encaminhadas para as secretarias responsáveis, para que sejam tomadas as medidas necessárias. “Todas as informações nos ajudam a trabalhar de forma preventiva, com o objetivo de minimizar riscos de desastres e atuar de maneira mais efetiva nas ações de respostas”, diz.

A Defesa Civil recomenda que a população fique sempre atenta a situações de risco que podem ser causadas pelo mau tempo e contribua com o trabalho das equipes. “É importante que a comunidade mantenha telhados e calhas sempre limpas; não jogue lixo e entulhos em vias públicas e, em casos de chuvas fortes, retirem aparelhos da tomada”, orienta Félix.

Em situação de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada por meio dos contatos 3356-2597 ou 199. A população conta, ainda, com o Centro de Controle e Operações (CCO) por meio do telefone 9 9278-0431, ambos disponíveis 24 horas.

Texto: Joice Lima/Semsi

Fotos: Irisvelton Silva e Rafael Sousa/Semsi