Defesa Civil de Parauapebas realiza o primeiro exercício simulado do ano

publicado: 01/02/2023 16h23

Ação deve ocorrer periodicamente e está prevista no Plano de Contigência (Plancon) de Parauapebas

O “chamado da dona Cida” nas primeiras horas desta quarta-feira, 1º de fevereiro, levou as equipes de Monitoramento e do Social da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), ao final da rua 04, na área conhecida como Riacho Doce, próxima ao Rio Parauapebas. O atendimento marcou o início do exercício simulado do órgão.

“Fomos surpreendidos com o chamado de uma senhora que informava que o muro de sua casa havia desmoronado e que tinham vítimas, sendo uma grávida, uma pessoa com deficiência (PcD), além de outras situações. Prontamente nos dirigimos ao local e nos deparamos com uma situação necessária para aprimoramento dos atendimentos que prestamos à população”, descreveu a assistente social, Joisimara Andrade.

O pedido de ajuda fazia parte de um simulado surpresa, organizado pela gestão da Compdec. “Como parte da gestão de risco, a Defesa Civil tem que fazer alguns simulados para testar a capacidade de resposta das equipes, controle de incidentes, sempre avaliando a integração entre equipes e órgãos envolvidos”, detalhou o coordenador adjunto da Compdec, Erick Nascimento.

O desdobramento da operação simulada envolveu as equipes técnicas e operacionais que desenrolaram como procederia todo atendimento e acionamento das demais secretarias, bem como todos os trâmites para acolhimento das famílias envolvidas em um possível desastre.

“Diante da ocorrência, o desempenho da equipe foi muito bom. Houve agilidade, os operacionais tomaram cuidado com a segurança, a logística foi bem cuidada. A equipe de Monitoramento já estava de posse dos formulários e fichas de primeiro atendimento, assim como o Social já atendeu as famílias e fez o encaminhamento para um dos abrigos mapeados, conforme nosso Plano de Contingência (Plancon). Mas, também observamos alguns pontos que precisam ser melhorados e o simulado é justamente para verificar o que deve ser corrigido”, sinalizou Erick.

Dia Nacional da Defesa Civil

Nesta quarta-feira, 1º, é celebrado o Dia Nacional da Defesa Civil e essa data foi marcada com o primeiro exercício simulado do ano de 2023, sendo que a meta da Compdec é realizar outros no decorrer deste ano, sempre visando o melhor atendimento às comunidades vulneráveis em caso de desastres naturais e tecnológicos.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva