Evento trouxe experiências de profissionais com o objetivo de modernizar a administração tributária e fortalecer o ambiente econômico

O Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) realizou, na manhã desta terça-feira (2) no Centro Cultural de Parauapebas, o seminário “DAM em Ação”, um encontro voltado especialmente para empresários e contadores do município. O evento reforçou o compromisso da Prefeitura de Parauapebas em promover diálogo, atualização técnica e maior transparência sobre os processos de arrecadação e legislação tributária.
Na oportunidade, o público compareceu e lotou as poltronas do Centro Cultural de Parauapebas para esse momento de grande conhecimento e troca de experiências com profissionais renomados do município. Na abertura do evento estiveram presentes, o Diretor do DAM, Anderson Silva, a Secretária de Turismo, Francisângela Resende, o Secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Hipólito Gomes e o Secretário de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia, Wallas Marques.
O Diretor do Departamento de Arrecadação Municipal destacou que o DAM em ação “vem com o objetivo de trazer informações a sociedade como um todo, com foco nos empresários e contadores do nosso município. Trazer um compilado de todas as ações que foram planejadas, implementadas em 2025 e também os preparativos das ações e planejamentos para 2026, principalmente na Reforma Nacional que vai iniciar no dia 1º de janeiro de 2026, onde todos os municípios terão que atender a obrigatoriedade da Nota Fiscal Nacional”, destacou.
Com uma proposta dinâmica, o seminário trouxe uma roda de conversas com especialistas que compartilharam conhecimento e esclareceram dúvidas sobre temas fundamentais para o desenvolvimento econômico da cidade. Entre os assuntos abordados estiveram: Dívida Ativa, Simples Nacional, IPTU Premiado, Nota fiscal, entre outros temas.
Uma das palestrantes foi Ivatália Martins, Chefe do Setor Imobiliário, que esclareceu e tirou todas as dúvidas em relação ao IPTU Premiado. “É uma campanha que visa estimular o pagamento voluntário do débito de IPTU, aumentar a arrecadação, premiar os bons contribuintes e aproximar o contribuinte da administração tributária”.
O encontro foi marcado pela troca de experiências, aproximação entre o poder público e o setor produtivo e pela apresentação de informações essenciais para que contribuintes possam planejar melhor seus negócios, cumprir suas obrigações e aproveitar os benefícios oferecidos pela legislação.
Carlos Alberto, Agente de Fiscalização, trouxe todo seu conhecimento e experiência relacionado a automatização do parcelamento de débitos. “A gente vai estar explicando melhor como funciona a questão do parcelamento automatizado, ou seja, hoje a prefeitura junto com a empresa que faz a gestão tributaria do município ofertou essa automatização, é onde o contribuinte com mais praticidade e com mais desburocratização, de casa ou da empresa, consegue entra no sistema, selecionar os débitos para qual ele quer parcelar e seleciona e automaticamente, conseguindo, de acordo com a legislação, selecionar quantas parcelas ele quer dividir, o que cabe no bolso ou no orçamento da empresa”, destacou.
O “DAM em Ação” trouxe experiências de profissionais com o objetivo de modernizar a administração tributária e fortalecer o ambiente econômico com foco no diálogo e na construção de soluções que beneficiem toda a população.



Texto: Marcelo Duarte
Fotos: Caio Lima
Assessoria de Comunicação