Curso de Veterinária da Ufra em Parauapebas abre inscrições

publicado: 11/07/2022 14h45

Parauapebas terá seu primeiro curso de Medicina Veterinária ofertado por uma instituição pública. As inscrições do Processo Seletivo Especial 2023 da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) já estão abertas e seguem até quarta-feira, 13 de julho.

Para o referido curso, ofertado por meio do Programa Forma Pará, por meio de parceria com a Prefeitura de Parauapebas, estão sendo disponibilizadas 50 vagas. Contudo o Prosel Ufra 2023 está disponibilizando ao todo 1.000 vagas para diversos cursos (Agronomia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Administração, Sistema de Informação, Engenharia Florestal, entre outros) em todo o Pará.

Para ter acesso ao edital e o link de inscrição, os interessados devem acessar o portal da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do processo, por meio do endereço: https://portalfadesp.org.br/?page_id=28176

Podem se inscrever todos aqueles que já concluíram o ensino médio ou equivalente, ou ainda concluirão no primeiro semestre de 2023. Haverá reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, de acordo com o que está estabelecido no edital e legislação vigente.

A taxa de inscrição será de R$ 20 (vinte reais) e a prova, composta de questões objetivas e redação, ocorrerá dia 31 de julho de 2022.

FORMA PARÁ

O programa do governo estadual, que visa expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação e pós-graduação nos municípios do Pará, é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) para ser realizado.

Parauapebas já foi contemplado pelo programa com o curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será ofertado dentro da aldeia Kateté, na terra indígena dos povos Xikrin.

Além disso, no segundo semestre, o município receberá também diversos cursos de pós-graduação.

Texto: Messania Cardoso – Semed

Assessoria de Comunicação / Ascom- PMP