Cras do Rio Verde é inaugurado com muita diversão e participação dos usuários

publicado: 30/11/2023 12h29

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Ação Social (Semas), realizou nesta quarta-feira, 30, às 10h, a inauguração das novas instalações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Rio Verde. O Cras com salas climatizadas, amplas e de cara nova alegrou as famílias assistidas e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O secretário da Semas, Celso Valério, fala que o principal objetivo do CRAS é prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidade, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos como o abandono, isolamento social, a violência intrafamiliar, entre outras situações.

Outros objetivos são: o desenvolvimento das potencialidades das famílias, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário, além de contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e a ampliação do acesso aos direitos e ao exercício da cidadania.

“O CRAS está aqui porque temos um governo que tem compromisso no atendimento com todo carinho por nossa equipe. Vamos funcionar de manhã e à tarde, durante a semana e de forma mais ampla. A rede assistencial de um munícipio não basta apenas ter sua estrutura ampliada, precisa chegar aos seguimentos da população que estão expostos a riscos, por isso a alegria tanto da equipe social quanto da comunidade em ver crianças e idosos comemorando a conquista de um espaço pertinho deles é a certeza que estamos no caminho certo” destacou o Secretário.

Dora Feller, diz que o novo prédio ficou aconchegante, ver as salas de oficinas, os profissionais de assistência social com atendimento de qualidade ao idoso e as famílias que são assistidas pelo programa é gratificante. “Gosto de dançar, participar das oficinas de artesanatos, elas motivam, nós idosos a viver bem e se sentir acolhidos. A prefeitura está de parabéns”, diz a usuária.

Dentre os programas ofertados estão: Bolsa Família, Gira Renda, CadÚnico, entre outros.

Texto: Cléo Lopes

Fotos: Orion Lima