Coordenadoria da Pessoa com Deficiência inaugura prédio 100% adaptado

publicado: 26/11/2021 12h52

O espaço ganhou dimensões proporcionais, sendo dividido por departamentos e ofertando vários serviços

A Prefeitura de Parauapebas inaugurou última quarta-feira, 24, o novo prédio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped). O evento contou com a presença de autoridades do governo municipal, legislativo e entidades que atuam na garantia de direitos a este público. Apresentações culturais também fizeram parte da programação.

O novo espaço ganhou dimensões proporcionais do tamanho da importância do Comped para a sociedade. A estrutura foi dividida em departamentos como: a gerência de ações e acompanhamentos; gerência administrativa; passe livre; gerência de projetos; inclusão e acessibilidade; setor de acolhimento; central de libras e tecnologia assistida, e sistemas de dados.

“É com grande satisfação que entregamos este prédio que é um equipamento importante para oferecer os serviços às pessoas com deficiência. Isso constrói cidadania, isso forma condições para que a gente tenha uma cidade mais inclusiva, uma cidade melhor para todos”, prefeito de Parauapebas.

“Com certeza as pessoas com deficiência só têm a ganhar porque aqui, sim, é uma porta onde nós estaremos ofertando vários serviços de forma articulada com toda a gestão pública”, reforçou Edvaldo Lima, coordenador geral da Comped.

A Comped é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), contribuindo na articulação das políticas de inclusão. “Nosso trabalho é coordenar, planejar, articular e fiscalizar as políticas públicas de inclusão, de forma a garantir o livre exercício dos direitos civis e humanos”, afirma Vânia Monteiro, responsável pela pasta.

A Coordenadoria tem a missão de promover e fomentar políticas públicas que incentivem a inclusão e protagonismo com efetiva participação na sociedade. Assegura o pleno exercício de direitos, e ainda com uma visão de orientar, assessorando o acesso aos serviços no âmbito geral, sendo em todas as esferas: municipais, estaduais, federais e internacionais. O novo prédio vai poder garantir os valores da inclusão, combate à discriminação e geração de emprego e renda.

“Mediante as ações e aos projetos que estamos desenvolvendo, vamos trabalhar para garantir o cumprimento da lei brasileira de inclusão e trabalho. Garantir o direito de ir e vir, mais acesso às demais políticas de esporte, saúde, educação e projetar algo para que o município seja estruturado”, avaliou Geová Botelho, coordenador do departamento de ações da Comped.

Parauapebas, atualmente, possui cerca de 8.200 pessoas com deficiência, segundo dados do Cadastro Único do município. Todos os servidores foram capacitados para atender e direcionar este público.

O novo prédio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência está localizado na Rua F, nº 208, no bairro Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone: (94) 3346-8224.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Elienai Araújo