Conselho Tutelar em parceria com o Comdcap realiza Seminário Municipal e apresenta plataforma digital

publicado: 17/11/2021 16h10

Na ocasião foi apresentado o Comdcap Digital, que vai integrar toda rede assistencial da criança e do adolescente

O Conselho Tutelar em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) realizou na manhã desta quarta-feira, 17, no Hotel Vale dos Carajás, o primeiro dia do I Seminário Municipal: O Conselho Tutelar e a Rede de Atendimento Integrada garantindo os direitos da Criança e do Adolescente. O evento é em alusão ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, comemorado em 18 de novembro.

“Sem sombras de dúvidas é um evento muito relevante e importante. Amanhã, dia 18, nós vamos comemorar o Dia do Conselheiro Tutelar, e essa prévia, esse seminário, vem ressaltar e esclarecer, não só as funções, como a relevância do trabalho desse membro tão importante na sociedade, no caso, no município de Parauapebas. Quem ver está ali na ponta da faca, vamos colocar assim, na ponta de um trabalho de toda uma rede de proteção que visa a garantia dos direitos da criança e do adolescente”, disse Vanessa Herculano, promotora de justiça.

Autoridades do governo municipal participaram da mesa diretora, onde debateram sobre a importância do conselheiro tutelar, na forma de comunicar, na busca de dados sobre ocorrências, fornecimento de relatórios e compartilhamento de informações. No primeiro tema da palestra, foram debatidas as situações de natureza jurídica e atribuições de desafios no entendimento e no atendimento, com o palestrante Dr. George Luís Bonifácio de Sousa.

O presidente do Comdcap, Aldo Serra, falou sobre o lançamento da plataforma do projeto digital, que tem como objetivo integrar todos os órgãos da rede da criança e do adolescente com um portal para compartilhar as ações do Comdcap e um aplicativo para a população enviar denúncias sobre violências ou violação contra crianças e adolescentes.

“A data por si só, já é uma data muito especial. Que comemorasse o dia de uma figura que zela pelo direito da criança e do adolescente e está ali junto com a comunidade. Na oportunidade desta data comemorativa, nós também vamos lançar uma ferramenta que vai ser de uso, tanto da rede de atendimento, como também da comunidade geral, da sociedade, que contempla um aplicativo de denúncia para tornar mais fácil da ferramenta dar o poder de denunciar. Também temos uma plataforma que é para unificar e articular essa rede em seus atendimentos, seja o Conselho Tutelar, seja o CRAS, ou CREAS, para que possamos juntos, atuar de forma uniforme, padronizada, a essas demandas”, explicou Aldo Serra, presidente do Comdcap.

A programação vai até nesta quinta-feira, 18, e terá aos participantes seminários, oficinas, palestras e apresentações culturais como o Balé da Associação Ramos Parauapebas de Karatê (Arpake), Carimbó Inclusivo, Grupo Infanto Juvenil do CRAS da Paz e durante o evento será lançado o “Comdcap Digital”, uma plataforma que vai integrar a rede assistencial possibilitando, inclusive, a emissão de relatórios e dados estatísticos. O início das operações da plataforma será a partir do dia 2 de janeiro de 2022.

“É um lançamento de uma plataforma muito importante e que a gente já vinha buscando há muito tempo. Obtivemos agora um resultado maravilhoso, com parceria com o Comdcap e Conselho Tutelar e as pessoas das redes de assistência social, ajudaram muito para que isso chegasse a esse ponto, que se concretizasse essa plataforma e vai ser muito importante de grande valia no município na questão da rede do atendimento da criança e do adolescente”, disse Maraísa Dias, conselheira tutelar.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Renato Resende