Conscientização e fiscalização geram resultados concretos para Operação Vidas por Um Fio

publicado: 04/08/2023 14h01

A “Operação Vidas por um Fio” foi concluída com números significativos para a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI) e Guarda Municipal de Parauapebas (GMP).

Durante a campanha, a mensagem “Quem usa cerol, brinca com a vida” foi amplamente divulgada pela Prefeitura de Parauapebas. Responsável pela execução das ações educativas, a Guarda promoveu diversas ações que contemplaram palestras e roda de leitura. Além da parte de fiscalização, com a apreensão de cerol e linha chilena, materiais cortantes que tem venda e uso proibidos, de acordo com a Lei Municipal N°4.905/2020.

O Grupamento Comunitário Escolas (GCE) teve um papel fundamental, realizando 288 palestras nas escolas locais, alcançando um total de 16.488 pessoas, além de realizar uma média de 6.399 rondas e visitas nas escolas. “Essa abordagem direcionada permitiu transmitir informações valiosas sobre os riscos envolvidos e estimulou uma mudança positiva de comportamento”, declarou o secretário municipal de segurança institucional, Denis Assunção.

As equipes do Patrulhamento Ordinário (P.O), GCE e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) trabalharam em conjunto para apreender cerca de 2.400 metros de linha contendo cerol e chilena.

“Essas apreensões representam um indicador significativo do progresso alcançado, mostrando que a conscientização e a fiscalização estão surtindo resultados concretos. É importante destacar que, em comparação com anos anteriores, houve uma redução notável nas apreensões. Isso pode ser atribuído ao compromisso contínuo das autoridades em orientar a população e reforçar a importância de utilizar materiais seguros ao soltar pipas.”, afirma o comandante da GMP, Giego Lúcio.

A operação foi realizada entre os meses de junho e julho com o objetivo de combater o uso irresponsável de cerol e linha chilena, substâncias cortantes frequentemente utilizadas em pipas, que representam sérios riscos à segurança.

Texto: Kenia Santana

Fotos: Semsi