Foi mais um evento da prefeitura, por meio da Semel, que contou com a participação de 34 comunidades rurais
Após dois meses de disputa acirrada, o Campeonato Rural de Futebol teve sua grande decisão na noite deste domingo, 20, no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão. As comunidades Alto Bonito e Conquista disputaram a final da temporada de 2022, com o título ficando com o time da Conquista, que derrotou o adversário, por 5 a 4, nos pênaltis, depois de um 0 a 0 no tempo normal.
O XV Campeonato Rural reuniu 34 times das comunidades, onde todos eles receberam uniformes completos como camisas, calções, meiões e bolas, entregues pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O evento foi uma realização da Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), que fez parceria com o governo municipal sendo um sucesso entre os participantes.
“A gente fica feliz por participar dessa parceria e o resultado está aí, com uma grande final e com público presente e eu tenho certeza que foi um grande sucesso. Parabenizar a equipe Semel e os parceiros que tiveram junto com a gente nessa jornada do Campeonato Rural”, disse Pedro Neto, presidente da Liga Esportiva de Parauapebas e que participou do encerramento da competição.
Antes da bola rolar para a final, ocorreu a disputa do terceiro lugar entre Vila Sansão e Palmares II. No primeiro tempo, o time da Palmares abriu 2 a 0 no placar, com os tentos de Luís Fernando e Wandson. Na segunda etapa, o Vila Sansão foi com tudo para cima e virou o jogo para 3 a 2, com os gols de Nadson, duas vezes, e Marçal Prestes. Só que a Palmares correu atrás e igualou com Jhon Kennedy, 3 a 3. A decisão foi para os pênaltis. Melhor para o Vila Sansão que venceu, por 3 a 1, e ficou com o terceiro lugar da competição.
“É gratificante quando você faz um trabalho com comunidades e que faz com êxito. Êxito esse através da Secretaria de Esporte e Lazer em parceira com a Liga de Esporte e deixando aqui bem claro, que o governo municipal não mede esforços para que valorize ainda mais as comunidades rurais, porque a zona rural, na verdade, não é só trabalho pesado, ela precisa do esporte e lazer”, afirma Abreu Lima, coordenador do Campeonato Rural.
Logo após, adentraram em campo os times finalistas do Alto Bonito e do Conquista. O jogo foi acirrado e pegado do início ao fim. As duas equipes tiveram grandes oportunidades de abrir o marcador, mas sem sucesso. A disputa foi para os pênaltis. Já nas alternadas, o time do Conquista venceu, por 5 a 4, e sagrou-se campeão da temporada 2022, para a festa da torcida que compareceu ao Rosenão.
“A gente veio lutando desde o começo. Na verdade, vários anos que a gente vem batendo na trave. Duas finais a gente já perdeu. E esse ano a gente ficou focado e decidiu que esse ano a gente tinha que ganhar esse título de qualquer jeito. Eu só quero dar os parabéns para o Seu João, que esse cara é um guerreiro. Ele corre atrás, batalha e esse título é pra ele”, declara Marcelo Rodrigues, meio-campo do Conquista.
A organização da competição premiou os melhores como os técnicos eficiência: João Paulo (Alto Bonito) e João Batista (Conquista); artilheiro Kevim dos Santos, com sete gols, do Alto Bonito; melhor goleiro Valdinei, do Alto Bonito; melhor atleta Arlison Santos, do Conquista. Os jogadores do Vila Sansão (terceiro colocado), Alto Bonito (vice-campeão) e Conquista (campeão), receberam troféus e medalhas do XV Campeonato Rural.
“Já tem 14 anos que eu participo do Campeonato Rural. Então a gente vem aí batalhando sempre para tentar esse título. Chegamos três vezes e disputamos o terceiro lugar e agora graças a Deus conquistamos o Campeonato Rural com o primeiro lugar. É muito gratificante”, comemora João Batista, técnico do Conquista e eleito como um dos técnicos eficiência do campeonato.
Texto: Fábio Relvas
Fotos: Lenno Costa e Orion Lima
Assessoria de Comunicação / PMP