Conferência Municipal Extraordinária de Educação é realizada em Parauapebas

publicado: 31/10/2023 14h57

Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, foi realizada no Centro Universitário de Parauapebas, nos dias 27 e 31 de outubro, a Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Parauapebas – Comeep/2023.

O evento é organizado pelo Fórum Municipal Permanente de Educação de Parauapebas e conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Na Comeep, representantes do Fórum Municipal Permanente de Educação de Parauapebas e os delegados eleitos discutiram, analisaram e produziram propostas que irão contribuir para o fortalecimento das políticas públicas indicadas pelo governo federal para a educação em âmbito nacional.

Segundo Jucineide Almeida, coordenadora geral do Fórum Municipal de Educação de Parauapebas, houve uma mobilização significativa para a realização da conferência. “Temos aqui a representatividade de toda a sociedade civil: os membros do Fórum Municipal de Educação e as instituições representadas por ele, bem como os delegados que foram convidados e eleitos nas escolas municipais”, afirma.

“Essa conferência é um desdobramento da conferência realizada em 2021. Agora, vamos referendar todas as propostas que foram elencadas e, a partir delas, as proposições serão inseridas no novo Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034. Ou seja, o documento mais abrangente que norteia a educação nacional terá a participação da população de Parauapebas a partir desta conferência”, enfatiza a coordenadora.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, destaca a relevância do evento para a construção das políticas públicas educacionais e, consequentemente, para a educação municipal. “Este é um momento bastante relevante para a nossa educação, onde serão elencadas propostas para efetivar novas políticas públicas educacionais. Portanto, é fundamental a participação de toda a sociedade civil, educadores e instituições envolvidas na garantia desses direitos”, destaca o gestor.

Sete eixos temáticos foram utilizados para orientar o debate sobre os problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação. Para Hermeson Sampaio, professor e delegado na conferência, a participação democrática da sociedade em geral, da comunidade educacional, alunos, pais e professores é fundamental para assegurar uma educação de maior qualidade para todos.

“Essa participação democrática é muito importante para garantir uma educação com mais qualidade para todos, e Parauapebas tem uma importância geopolítica e econômica muito grande, não só no estado, mas em todo o país. Precisamos cada vez mais desenvolver e melhorar a nossa educação”, destaca Sampaio.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Lucas Santos