

Em alusão ao 37º aniversário de Parauapebas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Comped), realizou um passeio ecológico pela trilha inclusiva Quarubarana, na Floresta Nacional de Carajás. A iniciativa promoveu conexão com a natureza e inclusão social, reunindo crianças autistas, seus familiares e profissionais da área.
O objetivo da ação foi proporcionar uma imersão sensorial no ambiente da floresta, despertando o pertencimento à cidade e o cuidado com o meio ambiente. “Esse é um evento em alusão ao aniversário da cidade. Muita gente ainda não conhece a Floresta Nacional de Carajás, não conhece o que ela tem a nos oferecer, e também trazer a mensagem de que essa floresta é nossa, ela é de todos e que está disponível para toda a sociedade”, destacou Priscila Leal, diretora de Áreas Protegidas da Semma.


O técnico de enfermagem Jarbielson Soares é uma dessas pessoas, ele mora na cidade há 15 anos e nunca tinha feito o passeio. Ao lado dos dois filhos, ele realizou os 2.400 metros de caminhada, aproveitando todo o clima proporcionado pelo ambiente natural. “Foi maravilhoso. Um dos meus filhos é autista, o outro tem TDAH. Eles tiveram contato com a natureza, sentiram as texturas, os cheiros, os sons. Foi uma experiência muito gratificante”, relatou.

Um dos momentos marcantes da trilha, foi o encontro com um Cinzeiro gigante (a árvore pode atingir doze metros de altura e sete metros de diâmetro), momento em que os participantes deram as mãos e abraçaram a árvore em um gesto de respeito e cuidado com a floresta.
A presidente da Associação de Mães Atípicas de Parauapebas (Amap), Núbia Oliveira, reforçou a importância de ampliar as opções de lazer para esse público. “Temos um número grande de pessoas com autismo em Parauapebas, mas poucas opções de passeio. Essa trilha é um espaço de acolhimento e estímulo sensorial, essencial para o bem-estar das nossas crianças”.
A trilha foi especialmente adaptada para receber pessoas com deficiência, permitindo uma vivência única e acessível. Para Cilmara Bonfim, coordenadora da Comped, a ação reforça o compromisso da gestão com a inclusão. “As mães estão levando seus filhos para conhecer e passear. A gente fica muito contente com isso. Essa é a nossa luta pela inclusão”.
Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Morgana Albuquerque / Carleno Santos
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025