Formação continuada reúne educadores e reforça o alinhamento pedagógico da rede municipal

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta segunda-feira (19) a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2026, no Ginásio Poliesportivo Islander Souza. O evento marca o início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino e reuniu professores, gestores, coordenadores escolares e demais profissionais da educação em um momento de acolhimento, alinhamento pedagógico e formação continuada.

Com o tema “Educação e Inclusão na Era Digital: Letramento e Pensamento Computacional para Aprender com Sentido”, a Jornada propõe reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas às transformações tecnológicas e à promoção de uma educação cada vez mais inclusiva.
A secretária municipal de Educação, Maura Paulino, destacou a importância do momento para o fortalecimento da educação no município.
“Este evento representa o retorno do nosso ano letivo e a recepção dos nossos professores, gestores e coordenadores escolares. Trazemos uma pauta muito importante, que é a educação e a inclusão na era digital. Estamos muito felizes, porque é um evento lindo, repleto de pessoas que amam a educação e têm compromisso com ela. Tratamos a educação como prioridade, pois ela salva vidas e resgata pessoas”, afirmou.
O vice-prefeito Chico das Cortinas reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos educadores.
“A formação continuada dos nossos professores é fundamental para garantir uma educação de qualidade. A Jornada Pedagógica demonstra o cuidado da gestão com quem está na linha de frente do ensino e com o futuro das nossas crianças e jovens”, destacou.
Para os profissionais da educação, o encontro representa crescimento e troca de experiências. A pedagoga do 2º ano do ensino fundamental, Leonice Almeida, que atua na educação do campo, ressaltou a relevância da formação.

“Esse momento é muito importante, porque enriquece o nosso conhecimento como educadores. Para mim, que atuo no campo, é muito especial participar e levar ainda mais aprendizado para os nossos alunos. Com certeza, tudo isso reflete diretamente na sala de aula”, afirmou.
O professor Gustavo Aguiar, da Vila Palmares, também destacou o impacto positivo da Jornada.
“É um momento muito importante para nós, que já temos uma longa trajetória na rede municipal. É reencontro, troca de experiências e aquisição de conhecimento para iniciar o ano letivo com força total. Tudo isso reflete diretamente no trabalho em sala de aula”, disse.
A programação da abertura contou ainda com palestra do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marcos Costa, que abordou a relação entre tecnologia educacional e educação básica.


“Estamos tratando de um tema extremamente atual: inclusão e educação na era digital. Discutimos tecnologia educacional com foco no letramento e no pensamento computacional. Não podemos mais pensar a sala de aula como há dez anos; vivemos um novo cenário, e a formação pedagógica nessa temática fortalece ainda mais o ofício do professor”, explicou
A Jornada Pedagógica 2026 segue com atividades formativas na quarta-feira, 21 de janeiro, das 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo Islander Souza e em outros espaços da rede municipal, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com uma educação inclusiva, inovadora e de qualidade.
Texto: Hilda Barros
Fotos: Hilda Barros
Assessoria de Comunicação/PMP 2026