Com 85% das obras concluídas, asfaltamento no Morada Nova irá melhorar vida da comunidade

publicado: 10/02/2022 14h29

Drenagem profunda é executada pela prefeitura para garantir durabilidade do asfalto. Serviços vão atender, também, os moradores do São Lucas II e Talismã

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), vem trabalhando em ritmo acelerado nas obras do bairro Morada Nova. Atualmente, as equipes já avançaram em 85% da conclusão, com os serviços de infraestrutura, drenagem, terraplenagem e pavimentação asfáltica. Os trabalhos vão atender, também, os moradores do São Lucas II e Talismã.

Ao todo, são mais de 14 quilômetros de vias a serem pavimentadas, sendo nove quilômetros em asfalto convencional, dois quilômetros em blocos intertravados – os conhecidos bloquetes – e três quilômetros em pavimento rígido, ou seja, em concreto.

Nas vias, a drenagem será profunda para evitar que a água proveniente do lençol freático atinja a camada de base, do contrário poderia comprometer significativamente a estrutura do pavimento e a redução significativa de sua vida útil.

“A gente está trabalhando aqui, principalmente nos pontos próximos do canal, do curso natural, fazendo uma troca de solo, colocando bastante material pétrico como rachão, brita, de forma a estabilizar esse solo e colocar um pavimento mais apropriado para essa situação e para dar maior durabilidade e também maior vida útil ao serviço que está sendo prestado”, afirmou Jamersom Drumond, engenheiro da obra.

A Semob trabalha para oferecer um serviço de qualidade ímpar e duradouro para os moradores da região. “A gente já teve uma pendência bem crítica, e graças a Deus estamos vendo uma mudança. Aqui nessa beira de lago alagava e hoje estamos vendo essa melhoria e não vamos mais passar por essa dificuldade aqui nessa rua. Nosso bairro hoje está bem promovido, sendo bem tratado e amanhã e depois nós vamos estar em um conforto para andar, sem lama, sem nenhum desconforto no trânsito com veículos de carros e motos. Estou muito feliz”, relatou Cláudio Dantas, motorista e morador do bairro Morada Nova.

Outra moradora, a comerciante Arlete da Anunciação, também acredita na melhoria do bairro com as obras que estão sendo realizadas. “Para nós, é um benefício muito bom porque aqui era um lamaçal. Quando chovia aqui a água dava quase na cintura, era um sacrifício, tinha que subir por aqui por essa rua e descer na outra rua para chegar ao comércio”, contou Arlete.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Renato Resende