Cidade Igualdade: Mais de 600 mulheres recebem certificados dos cursos ofertados pelo programa

publicado: 18/05/2023 12h41

Na última quarta-feira, 17, o público feminino lotou o plenário da Câmara Municipal para receber os certificados dos cursos ofertados pelo Programa Cidade Igualdade, que contempla os projetos “Elas podem Mais” e “Florindo o Mundo”. O Programa Cidade Igualdade é uma estratégia do eixo 7, que visa qualificação e incentivo para mulheres, do Programa Municipal de Investimentos (PMI) da Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Especial de Governo.

Implementar estratégias de políticas públicas para mulheres na perspectiva de ampliar a igualdade no mundo do trabalho, gerar mais autonomia econômica e consolidar o empoderamento feminino são os objetivos do programa. Taiuane Nava fez o curso de Operador de Equipamentos de Usina e fala que foi desafiador conciliar a rotina com os estudos. “Eu como mãe solo, tenho todas essas questões de casa, filho, escola, foi um desafio pra mim, mas foi muito gratificante saber eu cheguei até o fim, que eu concluí”, conta orgulhosa.

“Eu incentivo as mulheres. Não tenha medo, não desista dos seus sonhos, nem do seu objetivo, vai à luta que dá certo. Não tem gratificação melhor do que ter o certificado na mão, sabedoria e conhecimento”, comemora a formanda balançando o certificado. Ela fala que já está participando de processos seletivos e está aguardando por um resultado positivo para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

O programa está na sua segunda etapa ofertando cursos gratuitos para atuação profissional em vários setores da economia, como por exemplo, na construção civil, mineração, indústria, jardinagem e paisagismo, além de ofertar trilhas de qualificação para o empreendedorismo e acesso ao crédito.

Na etapa inicial formou 181 mulheres em 10 cursos de qualificação, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Para o gerente de Educação do Senai Pará a parceria beneficia as mulheres e as empresas locais que podem usufruir da mão de obra qualificada. “A escola Senai é para todas as pessoas e a gente não tem essa distinção de gênero. Então, que bom que as mulheres estão escolhendo profissões da indústria. Que bom que elas estão se capacitando”, destaca.

O vice-prefeito de Parauapebas fala da importância de colocar mulheres para trabalharem em profissões que são vistas como masculinas. “Agora esse tabu está quebrando. Agora nós temos pessoas qualificadas e a gente fica muito feliz por poder dar essa oportunidade a elas”, conta João Trindade.

Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Quézia Ribeiro