Ciclismo Sustentável movimenta a 30ª Semana de Meio Ambiente em Parauapebas

publicado: 27/05/2025 14h03

No próximo domingo, Parauapebas recebe mais uma edição do Ciclismo Sustentável, dentro da programação da 30ª Semana de Meio Ambiente que este ano traz o tema: Conectando Pessoas, Culturas e a Natureza. O evento tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a sustentabilidade e conscientizar sobre a preservação ambiental. Serão 800 ciclistas, entre profissionais e amadores.

A retirada dos kits será no sábado (31), das 16h às 19h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Rua Juruna, Qd- Especial, Parque dos Carajás. A largada acontece pontualmente às 7h, na Portaria da Floresta Nacional de Carajás, com um percurso desafiador em meio à natureza, reforçando a importância da conservação ambiental.

Ao longo do trajeto, os 800 ciclistas contarão com dois pontos de controle: o primeiro no quilômetro 7, às 7h40, e o segundo no quilômetro 11, às 8h15. Além disso, haverá uma parada estratégica para abastecimento com frutas no Aeroporto, das 8h40 às 9h10. O encerramento do evento está previsto para as 10h.

Atenção às regras de segurança:

Para garantir uma experiência segura a todos os participantes, é fundamental seguir algumas orientações:
• Respeitar o lado correto da via: durante a subida, manter-se no lado direito, e na descida, utilizar o lado esquerdo.
• Cumprir rigorosamente os horários, especialmente o retorno do Aeroporto, programado para às 9h10.
• Levar sua própria garrafinha de água. O evento disponibilizará pontos de reabastecimento, mas não haverá entrega de garrafas avulsas.
• O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é obrigatório. Só será permitida a participação de quem estiver usando: capacete, óculos, luvas, sapato fechado e a camisa oficial do evento.

O Ciclismo Sustentável é mais do que uma atividade esportiva. É um convite à reflexão sobre a importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia e proteger o nosso maior patrimônio: a natureza.

Texto: Amparo Borges
Assessoria de Comunicação / PMP 2025