Equipe da Semas está realizando cadastramento, atualização e transferência do cadastro na sede da Associação dos Moradores
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou na última segunda-feira, 14, uma ação da Central do Cadastro Único (CadÚnico), no bairro Nova Carajás. A ideia é que a comunidade mais carente da cidade possa garantir os benefícios do Governo Federal, onde a equipe da Semas está realizando cadastramento, atualização e transferência do cadastro na sede da Associação dos Moradores do bairro, localizada na avenida Sossego. A ação vai se estender até sexta-feira, 25, de 8h às 14h.
“Através da Secretaria Municipal de Assistência Social o Cadastro Único veio para realizar essa ação aqui na Nova Carajás para as famílias participarem do programa habitacional, que é o Subsídios. Muitas famílias foram contempladas no Cidade Jardim e a proposta do nosso prefeito é que venha para a Nova Carajás, contemplando, também, essas famílias e outras famílias de lotes urbanizados da cidade”, afirmou Léia Santos, coordenadora da Central do Cadastro Único.
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Nova Carajás é a unidade mais recente e, além de atender o bairro, também, leva o benefício para os moradores das comunidades do Assentamento Nova Conquista I e II, Novo Brasil, Amazonas, Esplanada, Paraíso, e Apoena. A comunidade do bairro vem aproveitando a ação realizada pela Central do Cadastro Único.
“Vim fazer o Cadastro Único que é para participar do programa da quitação dos lotes, que vai beneficiar muitos moradores aqui na Nova Carajás, como já está beneficiando no bairro Cidade Jardim. Inclusive, tenho uma amiga que conseguiu quitar o lote dela”, disse Maycon Bastos, almoxarife.
Em 2021, a prefeitura de Parauapebas beneficiou mais de mil famílias com o Programa Subsídios e o controlador de acesso, Antônio Saraiva, também esteve realizando seu cadastro na esperança de ser um dos próximos beneficiados. “Todos nós que estamos aqui podemos alcançar nosso objetivo, que é sermos contemplados. Sabemos que é uma dificuldade muito grande de conseguir o sonho da casa própria e a maioria não tem condições de pagar e de quitar os lotes. É uma oportunidade que o prefeito está dando para a população juntamente com o presidente da associação. E eu tenho fé que vai dar certo”.
Quando a demanda do Cras aumenta, a Central do Cadastro Único entra com as ações em algum ponto específico do bairro para alcançar um número maior de famílias, levando a ação, também, para os moradores de outros bairros da cidade e da zona rural. O Governo Federal utiliza as informações para implementação de políticas públicas capazes de melhorar a vida das famílias carentes.
Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias entre eles o Auxílio Brasil, Carteira do Idoso e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo informações da coordenação do CadÚnico, foram realizados 54 cadastros nesta segunda-feira, 14, e na terça-feira, 15, durante a ação no bairro Nova Carajás.
Atualmente, a cidade de Parauapebas conta com cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social nos bairros Altamira, Da Paz, Dos Minérios, Nova Carajás e Rio Verde.
Texto: Fábio Relvas
Fotos: Orion Lima
Assessoria de Comunicação – PMP