Foram distribuídas 200 senhas para emissão de documentos, o dobro do número previsto
A comunidade do Residencial Vale do Sol recebeu o primeiro Semsi +Ação de 2022. Promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), em parceria com o Prosap, na manhã de sábado, 12, no Centro Comunitário Vale do Sol.
Foram realizados, ao todo, 434 atendimentos e só para a emissão de RG e CPF foram distribuídas 200 senhas, o dobro do número previsto. Além da emissão de documentos, a comunidade também teve acesso a agendamentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão, SAC, e do Tribunal Regional Eleitoral, TRE.
Lourival Batista de Oliveira, morador da área, conseguiu tirar nova via do RG e ganhou até saudação de parabéns, cantada pela equipe da Semsi, já que estava aniversariando no sábado. “Eu fiquei feliz demais pelo jeito que me atenderam aqui! E agora vão aceitar minha identidade com a foto nova”, afirma o morador.
Situação parecida e que também deixou a dona Maria Francisca dos Santos Pereira satisfeita com o atendimento. “Eu peguei a senha cedo e falei pra moça que eu estava fazendo almoço e ia precisar voltar mais tarde. Aí ela teve essa compreensão e eu achei ótimo essa oportunidade de trocar meu RG porque não estavam aceitando nos lugares. Mas agora vão aceitar”, comemora a dona de casa.
Também foram realizadas atividades lúdicas pela Guarda Municipal com as crianças, envolvendo música, desenhos, pintura facial, entre outras para levar cidadania através da educação.
Esse trabalho pedagógico com as crianças é muito importante para fortalecer o acesso a serviços essenciais, conforme explica a assistente social no Centro Comunitário Vale do Sol, Camila Aragão. “A gente se propõe a acompanhar o morador e, sobretudo, tenta fazer a aproximação dele com os serviços que existem no município. Por isso, houve a ação de saúde na sexta-feira com a oferta de atendimentos ginecológicos, de odontologia, a castração de animais e as vacinas contra a COVID-19 e contra a gripe. E hoje [sábado] essa ação cidadania, que ajuda a construir esse acesso aos serviços e na formação da consciência do cidadão”.
Para Renata Barros, coordenadora do SAC, é muito importante levar esses serviços até a comunidade. “A gente tenta ficar mais próximo do cidadão porque os nossos atendimentos lá no SAC são por agendamento e a gente percebe que muita gente chega com demandas prioritárias, então vir até a comunidade garante mais agilidade nesse atendimento”, explica Renata, reforçando que a Semsi tem um calendário de ações previstas para acontecerem em outros bairros.
Texto e fotos: Fabiane Barbosa
Assessoria de Comunicação / PMP